A extensão universitária da Faculdade de Educação de Itapipoca durante a pandemia

Autores

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Pandemia, Projeto de extensão

Resumo

A pesquisa qualitativa realizada no ano de 2020 teve como cenário a pandemia de COVID-19, período em que o ensino remoto foi uma medida adotada para a continuidade das atividades de extensão. Neste trabalho objetivou-se compreender como os projetos de extensão da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) se desenvolveram no período da pandemia. Neste trabalho buscou-se retratar o cenário da pandemia especificando as dificuldades enfrentadas por alunos e professores da universidade pública para adaptar-se ao meio remoto. Nos resultados e discussões descrevem-se os dados produzidos pelo questionário aplicado aos coordenadores dos projetos na referida instituição. Por fim, as atividades de extensão foram desempenhadas por meio do trabalho estratégico dos professores coordenadores junto à comunidade acadêmica. Para a fundamentação teórica utilizamos os autores: Freire (1996), Gomez (1999), Joye, Moreira e Rocha (2020), Silva, Teixeira e Rodrigues (2016), Minayo (1994), Farias; Pimentel (2011).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Millene Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Graduada em pedagogia pela Faculdade de Educação de Itapipoca – Facedi. Cursando Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização e Letramento - Faculdade Focus.

João Sandro de Sousa Paixão, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Graduando em Pedagogia pela UECE. Secretário de Cultura e Turismo do município de Tururu-CE.

Referências

FORPROEX – Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Política nacional de extensão universitária. Manaus: FORPROEX, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996, s/p.

GOMEZ, Angel Pérez. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, Antonio (Org.). Os professores e a sua formação. Dom Quixote: Lisboa, 1997. cap. 5, p. 93-114.

JOYE, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development. v. 9, n. 7, p. 1-30, Maio/2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/4299/3757/20309. Acesso em: 14 set. 2022.

MINAYO, C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. 80 p.

SILVA, R. R.; TEIXEIRA, M, R, S.; RODRIGUES, F. T. R. L. Uma análise da gestão de projetos de extensão de uma instituição federal de ensino. São Paulo, SP: Revista de Gestão e Secretariado-GeSec, 2016. v. 7, n. 3, p. 150-171. Disponível em: https://www.revistagesec.org.br/secretariado/article/view/502. Acesso em: 14 jul. 2022.

WOODS, Peter. Aspectos sociais da criatividade do professor. In: NOVOA, Antônio (Org.). Profissão professor. 2. ed. Porto editora: Portugal, 1999. cap. 5, p. 125-154.

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Oliveira, M. M. R. de, & Paixão, J. S. de S. (2022). A extensão universitária da Faculdade de Educação de Itapipoca durante a pandemia. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8909