Trilha Jequitibá Rosa: uma proposta para a construção de saberes interdisciplinares

Autores

Palavras-chave:

Trilha Ecológica e Histórica., Interdisciplinaridade., Aprendizagem Significativa, Mediação.

Resumo

O presente trabalho visa relatar uma experiência interdisciplinar desenvolvida na Trilha Jequitibá Rosa, localizada na Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira, no município de Cariacica-ES, que teve como base teórica os pressupostos de Moreira e Masini (1982) e Vygotsky (2005, 2007). A mediação realizada durante o percurso da trilha é efetivada pelos estudantes da referida escola, sob assessoria dos professores regentes das disciplinas de Ciências, História, Educação Física, Matemática e Língua Portuguesa, com propostas interativas entre os visitantes e mediadores e visitantes com o meio natural. A experiência permitiu o rompimento do saber fragmentado das disciplinas, usualmente presente nas escolas de educação básica. Além disso, ressaltou a construção dos conhecimentos de forma colaborativa, mudando o paradigma tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josineide Rosa, Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira-ES

Professora de História na Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira, no Município de Cariacica -ES.

Michele Pires Decottignies, Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira-ES

Professora de Ciências na Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira, no Município de Cariacica -ES.

Wesley Pereira da Silva, Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira-ES

Professor de Língua Portuguesa na Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira, no Município de Cariacica -ES.

Referências

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. A. F. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

PASQUALINI, J.C. “Periodização do desenvolvimento psíquico à luz da escola de Vigotski: A teoria histórico-cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org.) Infância e pedagogia históricocrítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SCALCON, S. À Procura da Unidade Psicopedagógica: Articulando a psicologia histórico-cultural com a pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2002.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fonte, 2007.

Publicado

2022-10-14

Como Citar

Rosa, J., Decottignies, M. P. ., & Silva, W. P. da . (2022). Trilha Jequitibá Rosa: uma proposta para a construção de saberes interdisciplinares. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–9. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8901

Edição

Seção

Relato de experiência