Trilha Jequitibá Rosa: uma proposta para a construção de saberes interdisciplinares
Palavras-chave:
Trilha Ecológica e Histórica., Interdisciplinaridade., Aprendizagem Significativa, Mediação.Resumo
O presente trabalho visa relatar uma experiência interdisciplinar desenvolvida na Trilha Jequitibá Rosa, localizada na Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira, no município de Cariacica-ES, que teve como base teórica os pressupostos de Moreira e Masini (1982) e Vygotsky (2005, 2007). A mediação realizada durante o percurso da trilha é efetivada pelos estudantes da referida escola, sob assessoria dos professores regentes das disciplinas de Ciências, História, Educação Física, Matemática e Língua Portuguesa, com propostas interativas entre os visitantes e mediadores e visitantes com o meio natural. A experiência permitiu o rompimento do saber fragmentado das disciplinas, usualmente presente nas escolas de educação básica. Além disso, ressaltou a construção dos conhecimentos de forma colaborativa, mudando o paradigma tradicional.
Downloads
Referências
MOREIRA, M. A.; MASINI, E. A. F. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
PASQUALINI, J.C. “Periodização do desenvolvimento psíquico à luz da escola de Vigotski: A teoria histórico-cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org.) Infância e pedagogia históricocrítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
SCALCON, S. À Procura da Unidade Psicopedagógica: Articulando a psicologia histórico-cultural com a pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2002.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fonte, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Josineide Rosa, Michele Pires Decottignies, Wesley Pereira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.