Uso de ferramentas digitais para gerar engajamento nas aulas online

Autores

Palavras-chave:

Ensino remoto., Estratégias de Marketing., Google Forms., Nativos digitais.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir o uso de ferramentas digitais para gerar engajamento nas aulas online durante a pandemia da Covid-19, na escola estadual Fernando Cavalcante Mota, na periferia de Fortaleza. O estudo discute, ainda, o papel do professor diante das mudanças advindas com a pandemia e diante dos nativos digitais - como são chamados os nascidos a partir da disponibilidade de informações rápidas e acessíveis na grande rede de computadores – a Web O caminho metodológico foi construído a partir de pesquisa diagnóstica com os alunos, desenvolvimento de instrumentais e utilização de ferramentas digitais. Como resultados, citamos a maior participação dos alunos e um aumento de 32,8% na devolutiva das atividades.

Downloads

Biografia do Autor

Lidiane da Silva Pereira, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Professora de História da Rede Estadual de Ensino do Ceará (SEDUC-CE), jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), historiadora pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Referências

MAIA, Leonardo. Ceará tem 3ª menor taxa de abandono do País no Ensino Fundamental. O Povo, Fortaleza, 21 de maio de 2021. Disponível em: https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/2022/05/21/ceara-tem-3-menor-taxa-de-abandono-do-pais-no-ensino-fundamental.html. Acessado em: 07.09.2022.

PESCADOR, Cristina, M. Tecnologias digitais e ações de aprendizagem dos nativos digitais. Caxias do Sul, 2010.

ROGERS, C. R. Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019. E-book. ISBN: 978-85-509-0541-9.

Publicado

2022-12-13

Como Citar

Pereira, L. da S. (2022). Uso de ferramentas digitais para gerar engajamento nas aulas online. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–6. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8887

Edição

Seção

Relato de experiência