Uso de ferramentas digitais para gerar engajamento nas aulas online

Autores

Palavras-chave:

Ensino remoto., Estratégias de Marketing., Google Forms., Nativos digitais.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir o uso de ferramentas digitais para gerar engajamento nas aulas online durante a pandemia da Covid-19, na escola estadual Fernando Cavalcante Mota, na periferia de Fortaleza. O estudo discute, ainda, o papel do professor diante das mudanças advindas com a pandemia e diante dos nativos digitais - como são chamados os nascidos a partir da disponibilidade de informações rápidas e acessíveis na grande rede de computadores – a Web O caminho metodológico foi construído a partir de pesquisa diagnóstica com os alunos, desenvolvimento de instrumentais e utilização de ferramentas digitais. Como resultados, citamos a maior participação dos alunos e um aumento de 32,8% na devolutiva das atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane da Silva Pereira, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Professora de História da Rede Estadual de Ensino do Ceará (SEDUC-CE), jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), historiadora pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Referências

MAIA, Leonardo. Ceará tem 3ª menor taxa de abandono do País no Ensino Fundamental. O Povo, Fortaleza, 21 de maio de 2021. Disponível em: https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/2022/05/21/ceara-tem-3-menor-taxa-de-abandono-do-pais-no-ensino-fundamental.html. Acessado em: 07.09.2022.

PESCADOR, Cristina, M. Tecnologias digitais e ações de aprendizagem dos nativos digitais. Caxias do Sul, 2010.

ROGERS, C. R. Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019. E-book. ISBN: 978-85-509-0541-9.

Publicado

2022-12-13

Como Citar

Pereira, L. da S. (2022). Uso de ferramentas digitais para gerar engajamento nas aulas online. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–6. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8887

Edição

Seção

Relato de experiência