Desenho Universal da Aprendizagem: a arte de ensinar sem excluir
Palavras-chave:
Desenho Universal da Aprendizagem, Educação inclusiva, Formação de professoresResumo
Este artigo se dar devido a necessidade de criar novas práticas docentes no contexto escolar, em torno de proporcionar um ambiente no qual todos estejam inseridos, e para isso, o Desenho Universal da Aprendizagem – DUA - vem a contribuir para a adequação de um currículo escolar apto a estabelecer uma metodologia que desenvolva integralmente a turma. Portanto, proporcionando o acesso, permanência e desenvolvimento sem limites, cujos irão adquirir conhecimentos e habilidades para praticar em sala de aula uma representação e de ações expressivas presentes no DUA. Dessa forma, este artigo visando os estudos bibliográficos, buscou-se da abordagem qualitativa, a identificar os objetivos e esclarecer as relevâncias do Desenho Universal da Aprendizagem no processo da escolarização do magistério.
Downloads
Referências
ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 3 ed. São Paulo: ARS Poética Editora, 1994.
ALVES, Rubem. O desejo de ensinar e a arte de aprender. Campinas. Editora Fundação Educar DPaschoal. 2004
BONATO, Neusa Aparecida Mendes. Inclusão escolar: um estudo da formação continuada dos professores de educação física na cidade de Araraquara – SP. Tese (pós-doutorado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade de Araraquara. São Paulo, p. 141. 2009.
BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2022, 16 jul
BRASIL, 2015, Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.
CARVALHO, Ademar de Lima. Os caminhos perversos da educação: a luta pela apropriação do conhecimento no cotidiano da sala de aula. Cuiabá. Edufmt.2005.
CAST, UDL Book Builder. Massachusetts Department of Elementary & Secondary Education, NEC Foundation of America. The John W. Alden Trust, and the Pinkerton Foundation, 2013.
CENTER FOR APPLIED SPECIAL TECHONOLOGY (CAST). Universal Design for Learning: theory and practice. Wakefield, MA: Cast, 2014.
FREITAS, S. N.; MOREIRA, L. C. A Universidade frente à formação inicial na perspectiva da inclusão. In: CAIDO, K. R; JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R. Professores e Educação Especial: formação em foco. Porto Alegre: Mediação, 2011. 224p.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996
GLAT, R.; PLETSCH, M. D.; FONTES, R. de S. O papel da educação especial no processo de inclusão escolar: a experiência da rede municipal de Educação do Rio de Janeiro. GLAT, R.; PLETSCH, M. D.; FONTES, R. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED: EDUCAÇÃO, 29., 2006. Caxambu/MG. Anais... Caxambu, MG, 2006
GODOY, Arilda S., Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v.35, n.2, Mar./Abr. 1995a, p.57-63.
JESUS, D. M.; ALMEIDA, M. L.; SOBRINHO, R. C. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: implicações para a formação continuada e a inclusão escolar. In: Reunião anual da associação de pesquisa e pós-graduação, 28., 2005, Caxambu, MG. Anais... Caxambu, MG: ANPED, 2005b. v. 1, p. 1-20
NELSON, L. L. Design and deliver: planning and teaching using universal design for learning. Paul. H. Brookes Publishing Co. 2014. 151p.
NUNES, Tarcia Gabriela Holanda. A relação professor(a)/aluno(a) no processo de ensino aprendizagem. 2017. Tese (mestrado em Educação) – Curso de Educação – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa,2017.
OLIVEIRA,Luma de Lima.Qual o preço do curso de Educação Especial?.voomp. [S.l.], 30 ago. 2021. Disponível em: https://blog.voomp.com.br/graduacao/educacao/qual-o-preco-do-curso-de-educacao-especial . Acesso em: 15 out. 2022.
PRAIS, J. L. S.; ROSA, W. S. Revisão Sistemática sobre Desenho Universal para a Aprendizagem entre 2010 e 2015 no Brasil. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 18(4), 414-423, 2017.
SEVERINO, ANTONIO JOAQUIM. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2016. Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro.
ZERBATO, Ana Paula. Desenho Universal para Aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar: Potencialidades e limites de uma formação colaborativa. Tese (doutorado) -- Universidade Federal de São Carlos. Campus São Carlos, São Carlos, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thays Vitória Andrade dos Santos, Alanna Vitória Martins, Keury Berislane dos Santos Batista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.