A importância da família na aprendizagem da criança autista: uma análise bibliográfica

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Família, Autismo, Escola

Resumo

Nosso estudo aponta que o atendimento à família da criança autista é tão importante e necessário quanto ao próprio indivíduo autista, uma vez que a família será o principal agente de pleiteio pelos direitos garantidos pela legislação em vigor. Nossa pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, cujos dados foram analisados pelo método da Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). Como resultados, nossa amostra apontou que a participação familiar pode ser decisiva no desenvolvimento do indivíduo autista, desde que orientada por profissionais, uma vez que a família será a  responsável por proporcionar as condições para que o autista seja incluído na sociedade, com oportunidades de adquirir conhecimento básico sobre a ciência, perpassando a participação escolar, que lhe dê condições de entender o seu entorno, de ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho e de atuar politicamente com conhecimento de causa (MOREIRA,  2006).

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Biografia do Autor

Lorena Maria Pitombeira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada-PosLA, da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Bolsista de Mestrado da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Jeannie Fontes Teixeira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará-UECE, graduada e mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará-UFC, professora efetiva da Rede Pública Estadual do Ceará.

Amanda Carvalho de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada-PosLA, da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Bolsista de Mestrado da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Pitombeira, L. M. ., Teixeira, J. F. ., & Oliveira, A. C. de . (2022). A importância da família na aprendizagem da criança autista: uma análise bibliográfica. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8862