Diálogos entre Universidade e a supervisão de estágio na licenciatura em Química
Palavras-chave:
Formação de professores, Supervisão de estágio, InteraçãoResumo
A formação de professores não pode ser dissociada de uma relação recíproca entre teoria e prática. É no Estágio Supervisionado onde esse encontro é mais fortemente sentido. Este estudo, realizado em 2022, tem como foco compreender como ocorre a interação dialógica entre os supervisores de estágio na licenciatura em Química e a Universidade. Como procedimentos metodológicos recorremos à realização de entrevistas estruturadas por meio de questionários com professores de Química do Ensino Médio que já vivenciaram a experiência de receber estagiários em suas aulas. Os resultados da pesquisa evidenciaram que mesmo o Estágio Supervisionado sendo um importante fator para a formação de professores, o diálogo entre escola e Universidade ainda é precário se constituindo, muitas vezes, apenas por intermédio dos estagiários ou apenas pela troca de ofícios. Conclui-se que a interação é insuficiente para o bom andamento do processo de estágio.
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