Diálogos entre Universidade e a supervisão de estágio na licenciatura em Química

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Supervisão de estágio, Interação

Resumo

A formação de professores não pode ser dissociada de uma relação recíproca entre teoria e prática. É no Estágio Supervisionado onde esse encontro é mais fortemente sentido. Este estudo, realizado em 2022, tem como foco compreender como ocorre a interação dialógica entre os supervisores de estágio na licenciatura em Química e a Universidade. Como procedimentos metodológicos recorremos à realização de entrevistas estruturadas por meio de questionários com professores de Química do Ensino Médio que já vivenciaram a experiência de receber estagiários em suas aulas. Os resultados da pesquisa evidenciaram que mesmo o Estágio Supervisionado sendo um importante fator para a formação de professores, o diálogo entre escola e Universidade ainda é precário se constituindo, muitas vezes, apenas por intermédio dos estagiários ou apenas pela troca de ofícios. Conclui-se que a interação é insuficiente para o bom andamento do processo de estágio.

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Biografia do Autor

Leiliane Frota Correia Lima, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Biologia Molecular. Licenciada em Química.  Professora da SEDUC (CE). Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE). Bolsista FUNCAP.

Daniel Azevedo de Brito, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Doutorando em Educação (PPGE UECE). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Professor da Universidade Estadual do Ceará. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE). Bolsista FUNCAP.

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

Lima, L. F. C., & Brito, D. A. de. (2022). Diálogos entre Universidade e a supervisão de estágio na licenciatura em Química. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8861