“Antes um quintal, hoje um laboratório”: aprendendo botânica em plena pandemia

Autores

Palavras-chave:

Pandemia., Botânica., Quintal de casa.

Resumo

Como estudar uma disciplina de teor prático em plena pandemia? É possível fazer do quintal de casa um laboratório para o estudo de botânica? Responder tais questões é voltar-se para a necessidade do ensino remoto emergencial: As creches, escolas e universidades fecharam! Assim, este relato explicita experiências de uma licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) ao cursar disciplinas relacionadas à botânica no período remoto. Com a pandemia veio o retorno para a casa de origem, na roça e rodeada por plantas. Logo, um olho na aula e a mente no quintal! As atividades práticas antes feitas nos laboratórios, agora não tinham dias e horas específicas. Concretiza assim, o ver a Universidade em casa, reconhecendo o quintal como grande instrumento para adquirir novos conhecimentos. Tudo isso consolida o pensar a botânica como uma área prazerosa e de compreensão facilitada ao ter representações palpáveis do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Deus Junqueira, Universidade do Estado da Bahia

Estudante do 5° semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI, Caetité, Bahia. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica (PICIN/UNEB). Integra os grupos de pesquisa: NEPE/Campus XII/UNEB, GEPCI/CNPQ.

Referências

ARAÚJO, Joeliza Nunes; SILVA, Maria de Fátima Vilhena da. Aprendizagem Significativa de Botânica em ambientes naturais. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, 2015.

BORBA, Rodrigo Cerqueira do Nascimento et al. Percepções docentes e práticas de ensino de Ciências e Biologia na pandemia: uma investigação da regional 2 da Sbenbio. Revista de Ensino de Biologia da Sbenbio, [S.L.], p. 153-171, 2020.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. [2020] Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 28 dez. 2020.

DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 19, p. 223-237, 2019.

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. 177 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011. 102 p.

MOREIRA, Marco Antônio. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006. 186 p.

SALATINO, Antônio; BUCKERIDGE, Marcos. "Mas de que te serve saber botânica? Estudos Avançados, [s. l], v. 30, p. 177-196, 2016.

Publicado

2022-11-03

Como Citar

Junqueira, F. de D. . (2022). “Antes um quintal, hoje um laboratório”: aprendendo botânica em plena pandemia. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8853

Edição

Seção

Relato de experiência