A escola normal de Annapolis/GO e o escolanovismo na formação de professores (1931-1937)
Palavras-chave:
Escola normal de Annapolis/GO., Escolanovismo., Formação de professores.Resumo
O presente estudo tem como tema a Escola Normal de Annapolis/GO, tendo como objeto de estudo os princípios da Escola Nova no curso normal e na formação docente que eram ali realizados no período de 1931 a 1937. Esta delimitação temporal refere-se ao período em que a escola esteve em atividades na cidade de Anápolis/GO. Para alcançar o objetivo acima, utilizou-se como o metodologias a pesquisa bibliográfica e a análise documental, considerando as produções científicas correlatas como a temática adotada e a legislação estadual e municipal do ensino normal do período em questão, bem como os livros-atas da instituição anapolina em estudo. Considerando que a pesquisa em questão está em andamento, os resultados obtidos destacam que o escolanovismo insere-se no contexto goiano a partir da década de 1910 e que o documento que regia a Escola Normal de Annapolis/GO era pautada no escolanovismo.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Jaqueline Veloso Portela de. Ruralismo pedagógico e escolanovismo em Goiás na primeira metade do século XX: O Oitavo Congresso Brasileiro de Educação. Tese de Doutorado em Ciências Humanas. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos – SP, 2012. 219 f.
BORGES, Humberto Crispim. História de Anápolis. Goiânia: Kelps, 2011.
BRETAS, Genesco Ferreira. História da Instrução Pública em Goiás. Goiânia: CEGRAF-UFG, 1991. (Coleção Documentos Goianos, 21).
BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. 2.ed. São Paulo: Unesp, 2010.
CANEZIN, Maria Tereza; LOUREIRO, Walderês Loureiro. A escola normal em Goiás. Goiânia: CEGRAF-UFG, 1994. (Coleção Documentos Goianos, 28).
ESCOLA NORMAL DE ANNAPOLIS. Livro de Atas de reuniões da congregação da Escola Normal de Annapolis (1931-1937). a
ESCOLA NORMAL DE ANNAPOLIS. Livro de Tombamentos e impressões de visitas, 1º Estatuto da Escola Normal de Annapolis (1931). b
FERREIRA, Haydée Jayme. Anápolis: sua vida, seu povo. 2. Ed. Goiânia: Kelps, 2011.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GOIÁS. Decreto nº 659 de 28 jan. 1931. In: Correio Oficial, Goyaz, 02 fev. 1931, p. 2-10.
LOPES, Eliane Marta Teixeira; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. História da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MORAES, Maria Augusta Santana. Dos primeiros tempos da saúde pública em Goiás à faculdade de medicina. Goiânia: Cânone, 2012.
NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na primeira república. São Paulo: EPU; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1976.
NEPOMUCENO, Maria Araújo. A ilusão pedagógica. 1930-1945. Estado, Sociedade e Educação em Goiás. Goiânia: Editora da UFG, 1994.
PERES, Eliane. A Escola Ativa na visão de Adolphe Ferrière – Elementos para compreender a Escola Nova no Brasil. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena C. (Orgs.). Histórias e memórias da educação no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. v. III, p. 114-128.
POLONIAL, Juscelino Martins. Anápolis nos tempos da ferrovia. Anápolis: Associação Educativa Evangélica, 1995.
SILVA, Nancy Ribeiro de Araújo e. Tradição e renovação em Goiás. Goiânia: Oriente, 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tarsio Paula dos Santos, Sandra Elaine Aires de Abreu
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.