A escola normal de Annapolis/GO e o escolanovismo na formação de professores (1931-1937)

Autores

Palavras-chave:

Escola normal de Annapolis/GO., Escolanovismo., Formação de professores.

Resumo

O presente estudo tem como tema a Escola Normal de Annapolis/GO, tendo como objeto de estudo os princípios da Escola Nova no curso normal e na formação docente que eram ali realizados no período de 1931 a 1937. Esta delimitação temporal refere-se ao período em que a escola esteve em atividades na cidade de Anápolis/GO. Para alcançar o objetivo acima, utilizou-se como o metodologias a pesquisa bibliográfica e a análise documental, considerando as produções científicas correlatas como a temática adotada e a legislação estadual e municipal do ensino normal do período em questão, bem como os livros-atas da instituição anapolina em estudo. Considerando que a pesquisa em questão está em andamento, os resultados obtidos destacam que o escolanovismo insere-se no contexto goiano a partir da década de 1910 e que o documento que regia a Escola Normal de Annapolis/GO era pautada no escolanovismo.

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Biografia do Autor

Tarsio Paula dos Santos, Universidade Estadual de Goiás

Mestrando do programa de pós-graduação em Educação, Linguagem e Tecnologias, graduado em Pedagogia pela Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA), bolsista CAPES/DS.

Sandra Elaine Aires de Abreu, Universidade Estadual de Goiás

Professora Doutora da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás, doutora em educação pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo e pós –doutora em educação pela Universidade Federal de Uberlândia –MG.

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

Santos, T. P. dos ., & Abreu, S. E. A. de . (2022). A escola normal de Annapolis/GO e o escolanovismo na formação de professores (1931-1937). Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8849