O papel da experiência na formação docente

Autores

Palavras-chave:

Reflexão, Prática Docente, Experiência

Resumo

O principal objetivo deste é refletir sobre a docência a partir de diálogos formativos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE) e a partir da experiência. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de natureza qualitativa (MINAYO, 2008). Para desenvolver tal reflexão, partimos de referenciais teóricos que versam sobre prática docente no ensino superior e didática, a saber: Pimenta e Anastasiou (2002) e Moura (2015), e sobre experiência, a saber: Larrosa (2002), Josso (2004), Dewey (2010), Pimentel (2015) e Freire (2018). Foi dada ênfase a dois dos três pilares do ensino superior segundo Pimenta e Anastasiou (2002), pesquisa e ensino, chegando à conclusão que o professor deve estar regularmente atento à sua prática de forma crítica e emancipadora, com o fito de que a experiência seja o mote de transformações do seu fazer docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloilma Moura Siqueira Macedo, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Doutoranda em Educação pelo PPGE-UECE. Mestre em Artes pelo PPGArtes-IFCE. Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pelo IFCE. Graduada em Música pela UFC. Professora efetiva de Arte da rede municipal de ensino de Fortaleza e da rede estadual do Ceará.

Elis Jordanna Ferreira Lira, Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Graduação em Pedagogia, com Arte e Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Educacional. Professora efetiva da rede pública estadual do Ceará.

Referências

DEWEY. J. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56° ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus. 27ed, 2016.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Ver. Bras. Educ. [online]. 2002, n. 19, pp. 20-28.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

MINAYO, M. C. de S. O Desafio do Conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

MORIN; Edgar. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. 2ª ed - UNESCO. Brasília, DF: Cortez Editora, 2000.

MOURA, Ingrid Louback de Castro. A didática como campo teórico-prático: percepções de pedagogos em formação e em atuação. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) - Universidade Federal do Ceará. 2015. Fortaleza, Ceará.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Processos artísticos como metodologia de pesquisa. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/32707. Acesso em: 05 maio 2018.

TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade, vol. 21 n.73. Campinas, dez, 2000.

Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em: 01. set. 2022

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente: o desenvolvimento social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Publicado

2022-12-13

Como Citar

Macedo, E. M. S., & Lira, E. J. F. (2022). O papel da experiência na formação docente. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8844