O papel da experiência na formação docente
Palavras-chave:
Reflexão, Prática Docente, ExperiênciaResumo
O principal objetivo deste é refletir sobre a docência a partir de diálogos formativos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE) e a partir da experiência. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de natureza qualitativa (MINAYO, 2008). Para desenvolver tal reflexão, partimos de referenciais teóricos que versam sobre prática docente no ensino superior e didática, a saber: Pimenta e Anastasiou (2002) e Moura (2015), e sobre experiência, a saber: Larrosa (2002), Josso (2004), Dewey (2010), Pimentel (2015) e Freire (2018). Foi dada ênfase a dois dos três pilares do ensino superior segundo Pimenta e Anastasiou (2002), pesquisa e ensino, chegando à conclusão que o professor deve estar regularmente atento à sua prática de forma crítica e emancipadora, com o fito de que a experiência seja o mote de transformações do seu fazer docente.
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Referências
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