Educação e meio social: influências para a formação da identidade infantil

Autores

Palavras-chave:

Personalidade, Formação Integral, Interação

Resumo

Este artigo se propõe a refletir sobre os aspectos que influenciam na formação da identidade da criança e a sua relação pedagógica, de modo a compreender as dinâmicas sociais vinculadas ao desenvolvimento infantil. Parte da importância da educação nos primeiros anos de vida, já que se trata de uma fase de grandes contribuições para a formação cognitiva, motora e emocional do indivíduo. Assim, o objetivo deste trabalho é o de investigar os processos de formação da identidade infantil, a partir das influências do meio e seus impactos para o desenvolvimento. Nesse contexto, esta é uma pesquisa de cunho exploratório/descritivo em uma abordagem qualitativa. Para a construção do referencial teórico foi imprescindível o estudo de Wallon (1995), Freire (2013) e Libâneo (1994). Os resultados demonstraram a dimensão da atuação pedagógica na intervenção social, bem como as ligações histórico-culturais e interacionistas na capacidade de moldar as concepções subjetivas e psíquicas dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia de Vasconcelos Lopes , Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA).

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

Lopes , R. de C. de V. . (2022). Educação e meio social: influências para a formação da identidade infantil. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8833