Uma história eu vou te contar: abra os ouvidos e venha desfrutar

Autores

Palavras-chave:

Narração de histórias., Educação., Youtube., Pandemia.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência que objetiva apresentar uma experiência cultural vivenciada pelas autoras por meio da narração de histórias, iniciada em março de 2020, início do isolamento social, causado pela pandemia do Covid-19, com a criação do canal “Vem que eu te conto” no YouTube. É utilizado para difundir a tradição oral e, desde sua criação, tem veiculado conteúdos como histórias infantis, fábulas, contos, poemas e lendas locais. Em termos de metodologia, utilizando-se de cenários simples, os vídeos eram filmados, semanalmente, de forma caseira e editados em programas gratuitos. Assim, esta experiência, que surgiu da ideia de levar sensibilidade aos ouvintes, mesmo diante do distanciamento social, ganhou recursos, por meio da Lei Aldir Blanc, e, como resultado, tem sido instrumento de acesso e divulgação cultural, chegando a diversos públicos. Em conclusão, o canal tem sido ferramenta para o desenvolvimento artístico dos ouvintes e dos criadores, como também uma poderosa fonte de manutenção da cultura local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elígia Maria Félix de Freitas, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professora efetiva da rede municipal de ensino da cidade de Itaiçaba-CE, desde 2012. Graduada em Letras-Português (UVA) e especialista em Linguística Aplicada - Formação de leitores (UNI7) e Psicopedagogia Clínica e Institucional (FVJ).

Alana Kelly Rodrigues Lima, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UECE), graduada em Pedagogia (UECE). Participa do Grupo de Pesquisa Investigações sobre Arte, História e Ensino – IARTEH.

Paula Pereira Scherre, Universidade Estadual do Ceará

Professora adjunta efetiva da Universidade Estadual do Ceará. Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Coordenadora do Grupo de Estudos Transdisciplinares.

Referências

ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Cultura e formação de professores. In: Formação cultural dos professores. TV Escola/ Salto para o futuro. Brasília: MEC – Secretaria de Educação a Distância. Ano XX boletim 07 - Junho 2010, p. 8- 13. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/10343907-formacaocultural.pdf. Acesso em: 5 set. 2021.

CORRÊA, Elisa Cristina Delfini. A narrativa transmídia como estratégia de incentivo à leitura. Texto Digital, [S.L.], v. 10, n. 2, p. 98, 17 dez. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/1807-9288.2014v10n2p98. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2014v10n2p98/28395. Acesso em: 21 fev. 2022.

GOMES, Elaine. A arte de narrar histórias. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2019.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Editora Vozes. RJ. 187p. 1977.

RAMOS, Ana Claudia. Contação de histórias: um caminho para a formação de leitores? Dissertação Mestrado em Educação, Universidade Estadual de Londrina, 2011. Disponível em: https://www.ppedu.uel.br/pt/mais/dissertacoes-teses/dissertacoes/category/14-2011?download=278:2011-ramos-ana-claudia. Acesso em: 21 fev. 2022.

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Freitas, E. M. F. de, Lima, A. K. R. ., & Scherre, P. P. . (2022). Uma história eu vou te contar: abra os ouvidos e venha desfrutar. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–8. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8830

Edição

Seção

Relato de experiência