Retorno de atividades acadêmicas presenciais pós-pandemia na visão de discentes da educação básica
Palavras-chave:
Aprendizagem., Discentes Ativos., Ensino Presencial., Pandemia.Resumo
Esta pesquisa objetiva investigar a percepção de discentes da educação básica sobre o retorno das atividades acadêmicas presenciais no pós-pandemia. Com a pesquisa de campo por meio de um questionário online, participaram 155 discentes de oito instituições públicas de ensino de diferentes municípios localizados nas regiões norte e nordeste do país. Os resultados constatam o desejo do aluno para retornar ao formato de ensino presencial, 49% consideram a aprendizagem “boa” após o retorno, porém, a maioria ainda relata dificuldades relacionadas a este aspecto. Assim, a pesquisa apresenta contribuições para a área educacional ao evidenciar percepções de discentes sobre a situação educacional que vivenciam, contribuindo para o planejamento de ações que melhorem o processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
ALMEIDA, P. R. de; JUNG, H. S.; SILVA, L. de Q. da. Retorno às aulas: entre o ensino presencial e o ensino a distância, novas tendências. Revista Prâksis, v. 3, p. 96-112, 2021. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2556/2933. Acesso em: 13 abr. 2022.
DE PAULA, L. H. O impacto do retorno às aulas em docentes, alunos e famílias durante o período de pandemia. Revista Contemporânea/Contemporary Journal, v. 2, n. 1, p. 314-330, 2022. Disponível em: http://revistacontemporanea.com/index.php/home/article/view/85/55. Acesso em: 13 abr. 2022.
DUSSEL, I. A escola na pandemia: reflexões sobre a escola em tempos deslocados. Práxis Educativa. Ponta Grossa, v. 15, p.1-16, 2020. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16482. Acesso em: 13 abr. 2021.
OLIVEIRA, S. S.; SILVA, O. S. F.; SILVA, M. J. O. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Interfaces Científicas, v. 10, n. 1, p. 25-40, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9239. Acesso em: 13 abr. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Gabriela Rodrigues Cardoso, Luis Claudio Santana Pereira, Natanael Charles da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.