Retorno de atividades acadêmicas presenciais pós-pandemia na visão de discentes da educação básica

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem., Discentes Ativos., Ensino Presencial., Pandemia.

Resumo

Esta pesquisa objetiva investigar a percepção de discentes da educação básica sobre o retorno das atividades acadêmicas presenciais no pós-pandemia. Com a pesquisa de campo por meio de um questionário online, participaram 155 discentes de oito instituições públicas de ensino de diferentes municípios localizados nas regiões norte e nordeste do país. Os resultados constatam o desejo do aluno para retornar ao formato de ensino presencial, 49% consideram a aprendizagem “boa” após o retorno, porém, a maioria ainda relata dificuldades relacionadas a este aspecto. Assim, a pesquisa apresenta contribuições para a área educacional ao evidenciar percepções de discentes sobre a situação educacional que vivenciam, contribuindo para o planejamento de ações que melhorem o processo de ensino e aprendizagem. 

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Biografia do Autor

Ana Gabriela Rodrigues Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFPA), Campus Pinheiro, Professora EBTT, Mestrado Profissional em Matemática - Profmat (UFPA)

Luis Claudio Santana Pereira, Universidade Estadual do Maranhão

Professor de História pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) - Maranhão, Mestrando em História pela Universidade Estadual do maranhão (UEMA)

Natanael Charles da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba. Professor EBTT. Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Referências

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Publicado

2022-10-25

Como Citar

Cardoso, A. G. R. ., Pereira, L. C. S. ., & Silva, N. C. da . (2022). Retorno de atividades acadêmicas presenciais pós-pandemia na visão de discentes da educação básica . Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–6. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8805