A literatura infantil nas práticas pedagógicas: o que leem os bebês?

Autores

Palavras-chave:

Bebês leitores, Creche, Campos de Experiências, Literatura Infantil, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir teoricamente e na prática sobre a literatura infantil nas ações pedagógicas na creche, considerando o campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação” e outros, por meio de olhares reflexivos da orientadora pedagógica e de autores pesquisados. Esse campo apresenta objetivos de aprendizagens e desenvolvimento que contemplam a literatura infantil que dialoga com os bebês e contribui para o seu desenvolvimento cognitivo e afetivo numa turma de berçário. O livro literário, a princípio para os bebês, é um brinquedo cheio de imagens, letras, cenas, narrativas, que deve estar presente nos espaços formativos da creche. As reflexões compartilhadas neste texto discutem a importância da vivência da literatura infantil nos diferentes contextos dos campos de experiências, para possibilitar às crianças o contato com diferentes gêneros textuais orais e escritos, os quais contribuem para formar crianças leitoras em sua educação literária nos diferentes ambientes de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gláucia Pereira Almeida Santana, Rede municipal de ensino de Três Rios-RJ

Graduada em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Especialização em Ensino da Língua Portuguesa, Especialização em Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana e Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialização em Psicopedagogia pela UNINTER. Professora dos anos iniciais e Orientadora Pedagógica da Prefeitura de Três Rios, RJ.

Referências

AMARILHA, Marly. Estão mortas as fadas? Petrópolis; Natal: Vozes; EDUFRN, 1997.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEB, 2017.

CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 4. ed. São Paulo; Rio de Janeiro: Duas cidades; Ouro sobre Azul, 2004.

FOCHI, Paulo Sérgio. Criança, currículo e campos de experiência. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 25, Dossiê, p. 52-72, 2020.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Vygotsky e Bakhtin – Psicologia e Educação: um intertexto. Juiz de Fora: Ed UFJF/Ática, 2000.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1989.

LÓPEZ, Maria Emília. Bebês como leitores e autores. Brasília, DF: MEC/SEB, 2016. (Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil; v. 5).

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Santana, G. P. A. . (2022). A literatura infantil nas práticas pedagógicas: o que leem os bebês?. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8786