A literatura infantil nas práticas pedagógicas: o que leem os bebês?

Autores

Palavras-chave:

Bebês leitores, Creche, Campos de Experiências, Literatura Infantil, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir teoricamente e na prática sobre a literatura infantil nas ações pedagógicas na creche, considerando o campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação” e outros, por meio de olhares reflexivos da orientadora pedagógica e de autores pesquisados. Esse campo apresenta objetivos de aprendizagens e desenvolvimento que contemplam a literatura infantil que dialoga com os bebês e contribui para o seu desenvolvimento cognitivo e afetivo numa turma de berçário. O livro literário, a princípio para os bebês, é um brinquedo cheio de imagens, letras, cenas, narrativas, que deve estar presente nos espaços formativos da creche. As reflexões compartilhadas neste texto discutem a importância da vivência da literatura infantil nos diferentes contextos dos campos de experiências, para possibilitar às crianças o contato com diferentes gêneros textuais orais e escritos, os quais contribuem para formar crianças leitoras em sua educação literária nos diferentes ambientes de formação.

Downloads

Biografia do Autor

Gláucia Pereira Almeida Santana, Rede municipal de ensino de Três Rios-RJ

Graduada em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Especialização em Ensino da Língua Portuguesa, Especialização em Historia e Cultura Afro-Brasileira e Africana e Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialização em Psicopedagogia pela UNINTER. Professora dos anos iniciais e Orientadora Pedagógica da Prefeitura de Três Rios, RJ.

Referências

AMARILHA, Marly. Estão mortas as fadas? Petrópolis; Natal: Vozes; EDUFRN, 1997.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC/SEB, 2017.

CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. 4. ed. São Paulo; Rio de Janeiro: Duas cidades; Ouro sobre Azul, 2004.

FOCHI, Paulo Sérgio. Criança, currículo e campos de experiência. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 25, Dossiê, p. 52-72, 2020.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Vygotsky e Bakhtin – Psicologia e Educação: um intertexto. Juiz de Fora: Ed UFJF/Ática, 2000.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1989.

LÓPEZ, Maria Emília. Bebês como leitores e autores. Brasília, DF: MEC/SEB, 2016. (Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil; v. 5).

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Santana, G. P. A. . (2022). A literatura infantil nas práticas pedagógicas: o que leem os bebês?. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8786