A literatura infantil nas práticas pedagógicas: o que leem os bebês?
Palavras-chave:
Bebês leitores, Creche, Campos de Experiências, Literatura Infantil, Práticas PedagógicasResumo
Este artigo tem por objetivo refletir teoricamente e na prática sobre a literatura infantil nas ações pedagógicas na creche, considerando o campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação” e outros, por meio de olhares reflexivos da orientadora pedagógica e de autores pesquisados. Esse campo apresenta objetivos de aprendizagens e desenvolvimento que contemplam a literatura infantil que dialoga com os bebês e contribui para o seu desenvolvimento cognitivo e afetivo numa turma de berçário. O livro literário, a princípio para os bebês, é um brinquedo cheio de imagens, letras, cenas, narrativas, que deve estar presente nos espaços formativos da creche. As reflexões compartilhadas neste texto discutem a importância da vivência da literatura infantil nos diferentes contextos dos campos de experiências, para possibilitar às crianças o contato com diferentes gêneros textuais orais e escritos, os quais contribuem para formar crianças leitoras em sua educação literária nos diferentes ambientes de formação.
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