BNCC: diálogos possíveis entre o ensino de história?

Autores

Palavras-chave:

BNCC, Conhecimento Histórico Escolar, Ensino de História, Fontes Históricas

Resumo

O presente trabalho objetiva discorrer, brevemente, quanto ao conhecimento histórico escolar e a reflexão intelectual, conjuntamente, com a autonomia docente, seguindo a construção e aplicação de suas atividades em sala (fontes históricas) com alunos do 9º ano. É preciso demarcar a importância do conhecimento histórico escolar, que, infelizmente, ainda sequer está garantido nas unidades temáticas da atual BNCC. Assim, buscou-se igualmente, traçar possíveis diálogos entre os autores referenciados, como Martins (2019); Silva (2019); Pereira (2008); Macedo (1996); Pandel (1987) e atual BNCC de História (2018), para unir a prática docente. Utilizamos a investigação qualitativa de tipo descritiva, em compromisso de apontar uma abordagem de lugar a partir da precisão de tecnologia aplicada ao colher dados de fontes arquitetônicas ao redor da escola e a sala de aula. Resultou um processo flexibilizado pelo professor (plano de aula), em três sequências didáticas experienciadas. O debate foi estabelecido; as leituras de repostas colhidas compartilhadas; por fim, praticou-se a formação de identidade pessoal em diálogos com a consciência histórica crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcio José de Azevêdo Lucena, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em História, Culturas e Espacialidades. Especialista em Arte e Educação, UECE/CEFET-CE. Licenciado em Pedagogia, UVA. Licenciado em Teatro, UnB/Instituto de Artes-IdA.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular [História]. Brasília, 2018 [2017].

MARTINS, Estevão de Rezende. Consciência histórica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2019, p. 55-58.

MORENO, Jean Carlos. História na base nacional comum curricular: déjà vu e novos dilemas no século XXI. História & Ensino, Londrina, v. 22, n 1, p. 07-27, jan./jun. 2016.

PEREIRA, Nilton Mullet e SEFFNER, Fernando. O que pode o ensino de história? Sobre o uso de fontes na sala de aula. Revista Anos 90, Porto Alegre, v.15, n.28, p. 113-128, dez., 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/anos90/article/view/7961. Acesso em: 17 ago. 2022.

SILVA, Cristiani Bereta. Conhecimento histórico escolar. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2019, p. 50-54.

Publicado

2022-11-19

Como Citar

Lucena, L. J. de A. . (2022). BNCC: diálogos possíveis entre o ensino de história?. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8785