Letramento e gêneros discursivos/textuais: a escrita na escola

Autores

Palavras-chave:

Letramento, Gêneros Discursivos/Textuais, Escrita, Educação Básica

Resumo

O presente artigo objetiva discutir os conceitos de letramento e de gêneros discursivos/textuais para o ensino da escrita na educação básica. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico considerando, as seguintes etapas: escolha do tema, levantamento bibliográfico, formulação do problema, busca do referencial teórico e leitura dos textos. A fundamentação teórica, ancorou-se em Bakhtin (2003); Bezerra (2017); Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004); Kleiman (2005); Soares (2014) e Street (2014), os quais são autores de referência sobre a temática da escrita na escola. Verificamos que o ensino de escrita na educação básica, quando não se pauta em práticas sociais de letramento, as quais utilizam os gêneros discursivos/textuais, tende a propor atividades artificiais sob o argumento do cumprimento avaliativo, o que acarreta o fracasso do estudante em suas habilidades linguísticas e discursivas dentro do ambiente escolar.

Downloads

Biografia do Autor

Giselle Bezerra Mesquita Dutra, Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Doutoranda em Educação (UFC). Mestra em Educação (UFC). Especialista em O Ensino de Literatura Brasileira (UECE) e em Tutoria em Educação a Distância (UCAM). Graduada em Letras (UECE) e em Pedagogia (UECE).

Adriana Leite Limaverde Gomes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Coordenadora do grupo de pesquisa LER (Linguagem escrita revisitada). Pesquisadora nas áreas da alfabetização e educação especial.

Referências

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 261-306.

BEZERRA, B. G. Gêneros no contexto brasileiro: questões [meta]teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 21-39.

DUTRA, Giselle Bezerra Mesquita. O processo e o produto editorial de um jornal escolar impresso: investigação acerca do letramento jornalístico de estudantes do ensino fundamental. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. – 6. ed. – [4. Reimpr.]. – São Paulo : Atlas, 2021.

KLEIMAN, A. B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Brasília: Ministério da Educação. Cefiel/IEL; São Paulo: UNICAMP, 2005-2010. 65 p. Coleção Linguagem e letramento em foco: linguagem nas séries iniciais.

NASCIMENTO, Thaís dos Santos; DÓGENES, Ana Luísa Nunes. Letramento literário: reflexões sobre a escola e a formação leitora. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, 2021.

SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

STREET, B.; STREET, J. A escolarização do letramento. In: STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014, p. 121-144.

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Dutra, G. B. M. ., & Gomes, A. L. L. . (2022). Letramento e gêneros discursivos/textuais: a escrita na escola. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8777