Letramento e gêneros discursivos/textuais: a escrita na escola
Palavras-chave:
Letramento, Gêneros Discursivos/Textuais, Escrita, Educação BásicaResumo
O presente artigo objetiva discutir os conceitos de letramento e de gêneros discursivos/textuais para o ensino da escrita na educação básica. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico considerando, as seguintes etapas: escolha do tema, levantamento bibliográfico, formulação do problema, busca do referencial teórico e leitura dos textos. A fundamentação teórica, ancorou-se em Bakhtin (2003); Bezerra (2017); Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004); Kleiman (2005); Soares (2014) e Street (2014), os quais são autores de referência sobre a temática da escrita na escola. Verificamos que o ensino de escrita na educação básica, quando não se pauta em práticas sociais de letramento, as quais utilizam os gêneros discursivos/textuais, tende a propor atividades artificiais sob o argumento do cumprimento avaliativo, o que acarreta o fracasso do estudante em suas habilidades linguísticas e discursivas dentro do ambiente escolar.
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Referências
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