Letramento e gêneros discursivos/textuais: a escrita na escola

Autores

Palavras-chave:

Letramento, Gêneros Discursivos/Textuais, Escrita, Educação Básica

Resumo

O presente artigo objetiva discutir os conceitos de letramento e de gêneros discursivos/textuais para o ensino da escrita na educação básica. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico considerando, as seguintes etapas: escolha do tema, levantamento bibliográfico, formulação do problema, busca do referencial teórico e leitura dos textos. A fundamentação teórica, ancorou-se em Bakhtin (2003); Bezerra (2017); Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004); Kleiman (2005); Soares (2014) e Street (2014), os quais são autores de referência sobre a temática da escrita na escola. Verificamos que o ensino de escrita na educação básica, quando não se pauta em práticas sociais de letramento, as quais utilizam os gêneros discursivos/textuais, tende a propor atividades artificiais sob o argumento do cumprimento avaliativo, o que acarreta o fracasso do estudante em suas habilidades linguísticas e discursivas dentro do ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Bezerra Mesquita Dutra, Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Doutoranda em Educação (UFC). Mestra em Educação (UFC). Especialista em O Ensino de Literatura Brasileira (UECE) e em Tutoria em Educação a Distância (UCAM). Graduada em Letras (UECE) e em Pedagogia (UECE).

Adriana Leite Limaverde Gomes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Coordenadora do grupo de pesquisa LER (Linguagem escrita revisitada). Pesquisadora nas áreas da alfabetização e educação especial.

Referências

BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p. 261-306.

BEZERRA, B. G. Gêneros no contexto brasileiro: questões [meta]teóricas e conceituais. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 21-39.

DUTRA, Giselle Bezerra Mesquita. O processo e o produto editorial de um jornal escolar impresso: investigação acerca do letramento jornalístico de estudantes do ensino fundamental. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza, 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. – 6. ed. – [4. Reimpr.]. – São Paulo : Atlas, 2021.

KLEIMAN, A. B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Brasília: Ministério da Educação. Cefiel/IEL; São Paulo: UNICAMP, 2005-2010. 65 p. Coleção Linguagem e letramento em foco: linguagem nas séries iniciais.

NASCIMENTO, Thaís dos Santos; DÓGENES, Ana Luísa Nunes. Letramento literário: reflexões sobre a escola e a formação leitora. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, 2021.

SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

STREET, B.; STREET, J. A escolarização do letramento. In: STREET, Brian. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014, p. 121-144.

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Dutra, G. B. M. ., & Gomes, A. L. L. . (2022). Letramento e gêneros discursivos/textuais: a escrita na escola. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8777