O exercício de “escrita livre” versus a “escrita-resultado”: um relato de experiência
Palavras-chave:
Escrita Acadêmica., Ensino Superior., Trabalho Acadêmico., Prática Educativa.Resumo
Este relato tem como objetivo compartilhar minha experiência enquanto docente que tem trabalhado com a temática da escrita acadêmica no ensino superior. Tenho promovido a reflexão sobre o momento em que vamos nos descobrindo no papel de autores, para refletirmos coletivamente sobre em que condições emocionais e materiais escrevemos, lançando enfoque para o processo de escrita, já que tendemos a priorizar a “escrita-resultado”. Articulada a essa reflexão, propus a elaboração de exercícios de “escrita livre”, isto é, a elaboração de uma produção sem edição e com o mínimo de pausas no sentido de dar vazão à criatividade e o controle da autocrítica. Os relatos orais e escritos produzidos pelos estudantes apontaram para uma sensação de angústia constante quando se trata de escrever, mas também de alívio pelo entendimento de que escrever ultrapassa o conhecimento técnico que precisamos seguir para nossas produções serem legitimadas como acadêmicas e, ainda, enquanto processo inacabado.
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