O exercício de “escrita livre” versus a “escrita-resultado”: um relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Escrita Acadêmica., Ensino Superior., Trabalho Acadêmico., Prática Educativa.

Resumo

Este relato tem como objetivo compartilhar minha experiência enquanto docente que tem trabalhado com a temática da escrita acadêmica no ensino superior. Tenho promovido a reflexão sobre o momento em que vamos nos descobrindo no papel de autores, para refletirmos coletivamente sobre em que condições emocionais e materiais escrevemos, lançando enfoque para o processo de escrita, já que tendemos a priorizar a “escrita-resultado”. Articulada a essa reflexão, propus a elaboração de exercícios de “escrita livre”, isto é, a elaboração de uma produção sem edição e com o mínimo de pausas no sentido de dar vazão à criatividade e o controle da autocrítica. Os relatos orais e escritos produzidos pelos estudantes apontaram para uma sensação de angústia constante quando se trata de escrever, mas também de alívio pelo entendimento de que escrever ultrapassa o conhecimento técnico que precisamos seguir para nossas produções serem legitimadas como acadêmicas e, ainda, enquanto processo inacabado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelle Jacinto da Silva, Universidade Federal do Ceará

Professora Substituta no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará; Bacharela em Ciências Sociais (UFC); Mestra e Doutora em Sociologia (UFC); Pós-doutorada em Psicologia (UFC).

Referências

BESSA, José Cezinaldo Rocha. Sobre condições de autoria e de produção científica do jovem pesquisador. Raído, Dourados - MS, v. 12, n. 27, p. 23-41, 2017. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5647. Acesso em: 12 ago. 2022.

CRUZ, Robson. Bloqueio da escrita acadêmica: caminhos para escrever com conforto e sentido. 1. ed. Belo Horizonte: Artesão, 2020. 132p.

DINIZ, Debora. Carta de uma orientadora: o primeiro projeto de pesquisa. 2. ed. Brasília: Letras Livres, 2013. 108p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 68. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021. 143p.

GONDIM, Linda M. P.; LIMA, Jacob Carlos. A pesquisa como artesanato intelectual: considerações sobre método e bom senso. São Carlos: EdUFSCar, 2010. 88p.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, n. 5, p. 7–41, 2009. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1773. Acesso em: 12 ago. 2022.

hooks, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020. 288p.

HOLANDA, Ana. Como se encontrar na escrita: o caminho para despertar a escrita afetuosa em você. 1. ed. Rio de Janeiro: Bicicleta Amarela, 2018. 196p.

KING, Stephen. Sobre a escrita. A arte em memórias. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015. 294p.

LORDE, A. A transformação do silêncio em linguagem e em ação. In: LORDE, A. Irmã Outsider. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. 240p.

MARQUES, Mario Osorio. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 5. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.154p.

REZENDE, Camila Ribeiro de Almeida. Objetividade na escrita acadêmica – Reflexões interseccionais sobre corpos que escrevem. In: BERTOTTI, B. M. et al. (Org.). Gênero e resistência, volume 1: memórias do II encontro de pesquisa por/de/sobre mulheres [recurso eletrônico], Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2019, p. 301-319.

SILVA, M. J. da; LIMA, S. C. Ferreira de. A escrita acadêmica como um encontro: o lugar das emoções na pesquisa e no processo de escrita. In: MENDES, V. P. S.; LIMA, M. de F. F. de; AQUINO, S. H. S. de; SILVA, M. J. da. (Org.). Poéticas e políticas da pesquisa: Relatos sobre escrita, envolvimento e análise científica. Fortaleza: Imprece, 2022. p. 101-116.

Publicado

2022-11-23

Como Citar

Silva, . . M. J. da . (2022). O exercício de “escrita livre” versus a “escrita-resultado”: um relato de experiência. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–10. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8774

Edição

Seção

Relato de experiência