Biopolítica e Educação: possíveis conexões

Autores

Palavras-chave:

Poder., Biopoder., Biopolítica., Educação.

Resumo

Este artigo procura esboçar alguns pontos do pensamento de Michel Foucault e relacioná-los com o processo de educação dos sujeitos contemporâneos. Faremos, no espaço que segue, uma breve revisita à alguns momentos da biografia do autor em questão. A seguir, iremos abordar sinteticamente as três fases do seu pensamento para, a partir da construção da ideia de poder e biopoder, basilares para a biopolítica, desenvolver estas ideias e apontar pontos de conexão com a educação dos dias atuais. A partir da abordagem metodológica da análise do discurso, o tema da biopolítica será abordado em sua conexão com a educação. O estudo procura defender proposição de que a educação é um instrumento biopolítico estatal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clóvis Lasta Waszkiewicz, Pontifícia Universidade Católica do RS

Professor de Ensino Fundamental, Anos Finais, no Colégio Anchieta em Porto Alegre, RS. Graduado em Filosofia e Especialista em Educação, cursa mestrado em Educação na PUCRS.

Referências

DANNER, F. O Sentido da Biopolítica em Michel Foucault. Revista de Estudos Filosóficos, nº 04, Rio de Janeiro: UFSJ, 2010.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. História da Violência nas Prisões. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

GADELHA, S. Biopolítica, governamentalidade e educação. Introdução e conexões, a partir de Michel Foucault. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade. Uma introdução às teorias do currículo. Porto Alegre: Autêntica, 2004.

VEIGA-NETO, A. Foucault e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Publicado

2022-10-20

Como Citar

Waszkiewicz, C. L. . (2022). Biopolítica e Educação: possíveis conexões. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–5. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8765