Reforço escolar: o uso dos jogos no processo de ensino-aprendizagem
Palavras-chave:
Reforço Escolar, Jogos, Ensino-AprendizagemResumo
O ambiente de aprendizagem do reforço escolar é um espaço propício para o uso de metodologias variadas que podem auxiliar no processo educativo e na recuperação dos conteúdos. O reforço escolar foi realizado em ambiente domiciliar com uma aluna do 5º ano do Ensino Fundamental. A experiência do jogar proporciona uma aprendizagem prazerosa, que auxilia na construção de conhecimentos significativos. Objetivou-se avaliar os conteúdos considerados difíceis, a forma de estudo da aluna e como o jogo auxilia no processo de ensino- aprendizagem. Nestas observações foram percebidas a falta de interesse pelos conteúdos por carência de materiais lúdicos. Utilizou-se do jogo da velha, sudoku geométrico, tangram e o jogo de tabuleiro. Foi percebida uma maior compreensão dos assuntos abordados após a utilização dos jogos. A experiência do reforço escolar foi grandiosa, sendo possível um mergulho nos jogos didáticos, assim como a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizado.
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