Reforço escolar: o uso dos jogos no processo de ensino-aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Reforço Escolar, Jogos, Ensino-Aprendizagem

Resumo

O ambiente de aprendizagem do reforço escolar é um espaço propício para o uso de metodologias variadas que podem auxiliar no processo educativo e na recuperação dos conteúdos. O reforço escolar foi realizado em ambiente domiciliar com uma aluna do 5º ano do Ensino Fundamental. A experiência do jogar proporciona uma aprendizagem prazerosa, que auxilia na construção de conhecimentos significativos. Objetivou-se avaliar os conteúdos considerados difíceis, a forma de estudo da aluna e como o jogo auxilia no processo de ensino- aprendizagem. Nestas observações foram percebidas a falta de interesse pelos conteúdos por carência de materiais lúdicos. Utilizou-se do jogo da velha, sudoku geométrico, tangram e o jogo de tabuleiro. Foi percebida uma maior compreensão dos assuntos abordados após a utilização dos jogos. A experiência do reforço escolar foi grandiosa, sendo possível um mergulho nos jogos didáticos, assim como a reflexão sobre o processo de ensino e aprendizado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edianne Coutinho de Lima e Silva, Prefeitura Municipal de Fortaleza

Formada em Ciências Biológicas - modalidade Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará. Life Coach Practitioner- Academia Brasileira de Neurolinguística e Coaching - ABNCOACHING. Tem experiência como professora na Educação Básica.

Referências

CUNHA, Edson Carlos da. Reforço escolar: o uso de jogos e materiais manipuláveis no ensino de frações.122f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Mestrado Profissional, Universidade Federal Rondônia, Porto Velho, 2016.

JUSTINO, Maria Inês de Souza Vitorino. Efeitos do reforço escolar numa abordagem fônica em alunos do ensino fundamental com graves defasagens na alfabetização. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2010.

SANTOS, Elane da Silva. Instrumento de avaliação do conhecimento cognitivo sobre os jogos e brincadeiras populares. Rev. Pemo, Fortaleza, v.4, p.1-16, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4825/6333. Acesso em: 18 jul. 2022

SILVESTRE, Bruno Silva; BARBOSA, Ivone Garcia. Formação docente e as relações dialéticas da brincadeira e do jogo nas teorias de: Elkonin, Vigotski, Luria, Leontiev e Wallon. Educação & Formação, v.7, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/7339/6944. Acesso em: 16 jul.2022

ZAIM-DE-MELO, Rogério; RODRIGUES, Gilson Santos; GRILLO, Rogério de Melo. A cultura lúdica dos alunos de uma “Escola das Águas” no pantanal. Rev. Pemo, v.3, n.2, p. 1-18, 2021. Disponível em:https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4799/3982. Acesso em: 16 jul. 2022

ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto; PANSINI, Flávia; SOUZA, Flora Lima Farias de. Reforço escolar: espaço de superação ou manutenção das dificuldades escolares? Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v.16, n. 2, p. 237-246, 2012.

Publicado

2022-11-18

Como Citar

Silva, E. C. de L. e. (2022). Reforço escolar: o uso dos jogos no processo de ensino-aprendizagem. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–2. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8752