Transtornos de aprendizagem: o papel do educador na identificação e direcionamento de estratégias em relação a escrita e leitura
Palavras-chave:
Aprendizagem, Dificuldades, Leitura, EscritaResumo
O principal desafio dos profissionais que trabalham com educação é diagnosticar as dificuldades de aprendizagem e lidar com elas. Sabemos que as pessoas aprendem de diferentes maneiras, e sua energia pode ser encaminhada para encontrar estratégias adequadas para a sua aprendizagem, ao invés de buscar formas de esconder suas dificuldades. Por isso, os pais, educadores e profissionais que trabalham com essas crianças têm uma grande responsabilidade, visto que é primordial um trabalho direcionado para suprir essas dificuldades ou ao menos amenizá-las, pois sua capacidade de observação, de detecção de problemas, saber como lidar e dar feedback e definir como e quando intervir são de extrema importância. A referida pesquisa traz como objetivo: compreender de que modo as dificuldades de escrita e leitura se apresentam no contexto educacional, bem como as possibilidades de intervenção para que esta situação seja revertida. Trata-se de um estudo bibliográfico em um vasto acervo literário junto a autores, tais como: Corso (2004), Furtado (2008), Teles (2009), dentre outros que tratam da temática em estudo. Orientar os docentes a diagnosticar essas dificuldades de aprendizagem, principalmente as relacionadas a escrita e leitura, bem como compreender qual seu papel à frente dessas problemáticas, intervindo e contribuindo para que a aprendizagem aconteça de forma significativa, é primordial para que se desenvolva um trabalho docente que ensine a todos, mas respeitando suas particularidades. Espera-se por meio da pesquisa desenvolvida possibilitar um olhar direcionado quanto as dificuldades encontradas em sala de aula na relação com o processo ensino-aprendizagem, oportunizando estratégias para o enfrentamento destas.
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Referências
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