Transtornos de aprendizagem: o papel do educador na identificação e direcionamento de estratégias em relação a escrita e leitura

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem, Dificuldades, Leitura, Escrita

Resumo

O principal desafio dos profissionais que trabalham com educação é diagnosticar as dificuldades de aprendizagem e lidar com elas. Sabemos que as pessoas aprendem de diferentes maneiras, e sua energia pode ser encaminhada para encontrar estratégias adequadas para a sua aprendizagem, ao invés de buscar formas de esconder suas dificuldades. Por isso, os pais, educadores e profissionais que trabalham com essas crianças têm uma grande responsabilidade, visto que é primordial um trabalho direcionado para suprir essas dificuldades ou ao menos amenizá-las, pois sua capacidade de observação, de detecção de problemas, saber como lidar e dar feedback e definir como e quando intervir são de extrema importância. A referida pesquisa traz como objetivo: compreender de que modo as dificuldades de escrita e leitura se apresentam no contexto educacional, bem como as possibilidades de intervenção para que esta situação seja revertida. Trata-se de um estudo bibliográfico em um vasto acervo literário junto a autores, tais como: Corso (2004), Furtado (2008), Teles (2009), dentre outros que tratam da temática em estudo. Orientar os docentes a diagnosticar essas dificuldades de aprendizagem, principalmente as relacionadas a escrita e leitura, bem como compreender qual seu papel à frente dessas problemáticas, intervindo e contribuindo para que a aprendizagem aconteça de forma significativa, é primordial para que se desenvolva um trabalho docente que ensine a todos, mas respeitando suas particularidades. Espera-se por meio da pesquisa desenvolvida possibilitar um olhar direcionado quanto as dificuldades encontradas em sala de aula na relação com o processo ensino-aprendizagem, oportunizando estratégias para o enfrentamento destas.

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Biografia do Autor

Francisca Andréia do Nascimento Silva, Faculdade Cecape

Graduada em Letras pela URCA, Graduada em Pedagogia pela UECE, Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Africana de Língua Portuguesa pela URCA, e Psicopedagogia pela Kurius.

Williamar Figueiredo de Oliveira, Faculdade Cecape

Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Ciencia, Tecnologia e Educação.. Pós-graduando em Análise do comportamento Aplicada ao TEA.

Aldeceles Marinho Alves, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

Licenciada em História pela Universidade Regional do Cariri, Pedagogia pela KURIOS, Bacharel em Serviço Social pela Universidade Estácio de Sá, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucionale em Serviço Social, Seguridade e Políticas Públicas pela KURIOS.

Referências

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Publicado

2022-11-16

Como Citar

Silva, F. A. do N. ., Oliveira, W. F. de ., & Alves, A. M. . (2022). Transtornos de aprendizagem: o papel do educador na identificação e direcionamento de estratégias em relação a escrita e leitura. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–17. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8744