Protagonismo juvenil na gestão democrática da escola: reflexões e possibilidades
Palavras-chave:
Gestão escola, Protagonismo Juvenil, JuventudesResumo
O presente artigo trata acerca do Protagonismo Juvenil nos processos da Gestão Democrática da Escola. Tem como objetivo analisar os encontros e desencontros das relações da Gestão Escolar com o Protagonismo Juvenil. Para fundamentar esse estudo utilizamos: Maria de Lourdes Melo Prais (1996), Antonio Carlos Gomes da Costa (2001), Paulo Freire (1999). A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. O trabalho justifica-se pela necessidade de repensar as juventudes como sujeitos históricos, reconhecendo seu protagonismo e capacidade crítica para construir uma escola democrática. Diante das análises, conclui-se que as juventudes são múltiplas e carregam sobre si causas e efeitos que precisam ser constantemente consideradas, suas vivencias podem ser capazes de fazer da escola um ambiente transformador. Percebe-se também que a Gestão Escolar precisa decentralizar-se para melhor atender as demandas atuais da escola e das juventudes, cujo processo de reinventar a Gestão Escolar perpassa por uma profunda reflexão no que concerne suas práticas.
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