Protagonismo juvenil na gestão democrática da escola: reflexões e possibilidades

Autores

Palavras-chave:

Gestão escola, Protagonismo Juvenil, Juventudes

Resumo

O presente artigo trata acerca do Protagonismo Juvenil nos processos da Gestão Democrática da Escola. Tem como objetivo analisar os encontros e desencontros das relações da Gestão Escolar com o Protagonismo Juvenil. Para fundamentar esse estudo utilizamos: Maria de Lourdes Melo Prais (1996), Antonio Carlos Gomes da Costa (2001), Paulo Freire (1999). A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica. O trabalho justifica-se pela necessidade de repensar as juventudes como sujeitos históricos, reconhecendo seu protagonismo e capacidade crítica para construir uma escola democrática. Diante das análises, conclui-se que as juventudes são múltiplas e carregam sobre si causas e efeitos que precisam ser constantemente consideradas, suas vivencias podem ser capazes de fazer da escola um ambiente transformador. Percebe-se também que a Gestão Escolar precisa decentralizar-se para melhor atender as demandas atuais da escola e das juventudes, cujo processo de reinventar a Gestão Escolar perpassa por uma profunda reflexão no que concerne suas práticas.

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Biografia do Autor

Francisco Kelverton Rodrigues da Silva, Faculdade Plus

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Cursando especialização em Gestão, Coordenação e Supervisão Educacional pela Faculdade PLUS. Professor efetivo do município de São Gonçalo do Amarante - Ce. Monitor do Programa Aprender Mais do município de Fortaleza - Ce.

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Publicado

2022-11-01

Como Citar

Silva, F. K. R. da . (2022). Protagonismo juvenil na gestão democrática da escola: reflexões e possibilidades . Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8725