Uma pausa para sentir

Autores

Palavras-chave:

Saúde, Emoções, Educação

Resumo

Educação emocional é fator protetor da saúde mental e contribui para o desenvolvimento humano. As emoções correspondem a uma área fundamental na vida humana, uma vez que se tornam auxiliam a tomada de decisão, bem como respostas adaptativas perante diversas situações. Por isso, foi realizada uma formação em educação emocional com quatro encontros, totalizando 20 horas, para 12 docentes de um Campus do IFCE. A formação objetivou preparar professores para serem educadores emocionais, colaborando na promoção do bem-estar psicológico na relação professor-aluno e na redução de fatores de risco para adoecimento psíquico. Como resultados, observou-se, por meio de avaliações realizadas em cada módulo, a necessidade de formação continuada para habilidades socioemocionais. Conclui-se sobre importância da inserção do trabalho com o clima emocional na educação e da necessidade de criar mais espaços para a vivência emocional, para além do desenvolvimento intelectual, preparando também os professores para serem educadores emocionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Caroline Cabral Cristino, Universiddade Federal da Paraíba

Psicóloga IFCE. Graduada em Psicologia Psicóloga (UFC). Especialista em: Psicodrama Socioeducacional (Faculdade Sete de Setembro - FA7) e em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva (Instituto de Pós-graduação e Graduação - IPOG). Mestra em Saúde da Criança e do Adolescente (UECE). Doutoranda em Ciências das Religiões (UFPB) na linha espiritualidade e saúde.

Rebeca Fernandes Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Instituto Federal do Ceará, Diretoria de Assuntos Estudantis, campus Boa Viagem. Psicóloga IFCE. Graduada em Psicologia Psicóloga (UFC). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Estácio de Sá. Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFCE. Pesquisadora do campo da qualidade de vida no trabalho e bem-estar.

Referências

CASASSUS, Juan. La educación del ser emocional. Editorial cuarto propio, 2007.

CORDEIRO, Eugenia de Paula Benício; MARQUES, Morgana Marcelly Costa; COSTA, Mayara Thayana Neves. Educação socioemocional: caminhos para inspirar estudos, pesquisas e práticas. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 14, n. 33, p. 1, 2021. Disponível em:

https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8078446. Acesso em: 02 jun. 2022.

DAMÁSIO, António. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. Editora Companhia das Letras, 2015.

DAMÁSIO, António. A estranha ordem das coisas: a vida, os sentimentos e as culturas humanas. Lisboa: Círculo de Leitores, 2017.

POSSEBON, Elisa Pereira Gonsalves; POSSEBON, Fabricio. Descobrir o afeto: uma Proposta de Educação Emocional na Escola. Revista Contexto & Educação, v. 35, n. 110, p. 163-186, 2020. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/8925. Acesso em: 02 jun. 2022.

Publicado

2022-11-10

Como Citar

Cristino, A. C. C., & Martins, R. F. (2022). Uma pausa para sentir. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–2. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8559