Alfabetização e letramento no contexto de isolamento social: perspectiva dos professores

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Isolamento social, Covid-19

Resumo

O artigo trata do processo de alfabetização e letramento em contexto de isolamento social na perspectiva de docentes, tendo como objetivo principal investigar como professores do ensino público municipal de Fortaleza tem desenvolvido o processo de alfabetização e letramento em turmas do 1° ano do ensino fundamental. Para fundamentar esse estudo utilizou-se de teóricos como: Ana Teberosky (2015), Magda Soares (1985; 2004), Artur Gomes de Morais et al (2005) e Amália Simonetti (2018), que pesquisam e discutem o processo de alfabetização e letramento. A metodologia utilizada foi a pesquisa com abordagem qualitativa, com método do tipo estudo de caso. Diante do estudo desenvolvido considera-se que alfabetizar e letrar nesse contexto de isolamento e distanciamento social não é fácil. Não se nega seus prejuízos, mas os docentes demonstram que dentro de suas possibilidades é possível.

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Biografia do Autor

Ana Larisse Maranhão, Rede Municipal de Ensino de Fortaleza

Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Mestre em Educação Brasileira (UFC). Especialista em Alfabetização e Letramento (PLUS) e em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UVA). Graduada em Pedagogia/ Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

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Publicado

2022-10-20

Como Citar

Maranhão, A. L. (2022). Alfabetização e letramento no contexto de isolamento social: perspectiva dos professores. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–15. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8544