Formação de pedagogos em instituições EaD: reflexões sobre as questões étnico-raciais

Autores

Palavras-chave:

Pedagogo, Relações Étnico-Raciais, Formação docente, EaD

Resumo

Esse artigo foi produzido pensando no papel da formação docente na construção de uma identificação da criança negra com suas raízes. A proposta perpassa as relações étnico-raciais nas instituições de ensino a distância, visando entender como a História e Cultura Africana esteve presente nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e se os profissionais formados têm conhecimento para colocar políticas de ações afirmativas, como a Lei 10.639/03, em prática. Para isso, foram realizadas entrevistas com três pedagogas formadas em diferentes instituições de EaD em Salinas-MG, para questionar se elas tiveram contato com disciplinas relacionadas à temática Étnico-Racial e se suas respectivas formações proporcionaram discussões acerca da Lei 10.639/03 e sua aplicabilidade em sala de aula.

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Biografia do Autor

Charles Pereira de Souza, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais/Campus Salinas

Acadêmico do Curso de Pedagogia no IFNMG/Campus Salinas.

Victor Marinho Rodrigues Moreira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas

Acadêmico do Curso de Pedagogia no IFNMG/Campus Salinas.

Edna Guiomar Salgado Oliveira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais/Campus Salinas

Prof. Drª de Didática e Fundamentos da Educação no IFNMG/Campus Salinas.

Referências

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Publicado

2022-03-07

Como Citar

Souza, C. P. de, Moreira, V. M. R., & Oliveira, E. G. S. . (2022). Formação de pedagogos em instituições EaD: reflexões sobre as questões étnico-raciais. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7565