Vivencias do estágio supervisionado em tempos de pandemia: aprendizagens e desafios no Ensino Fundamental II

Autores

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado., Ensino Remoto., Desafios., Aprendizagens.

Resumo

O ensino remoto adotado na educação brasileira devido ao contexto pandêmico, possibilitou a uma parcela de estudantes a continuidade do ensino. Entretanto a pressa em sua efetivação inviabilizou planejamentos adequados para considerar as inúmeras especificidades do ensino, realidade social e econômicas dos sujeitos, o que ocasionou várias problemáticas para discentes e docentes. O artigo objetiva apresentar as dificuldades no ensino fundamental II em uma turma do 6 ano durante o período remoto nas aulas de geografia. Os resultados encontrados consideram que o ensino remoto é uma estratégia para o seguimento das aulas considerando o cenário pandêmico, porém, agravou a qualidade no ensino e destacou as desigualdades de milhares de jovens, que não possuem aparelhos tecnológicos necessários, evidenciando assim dificuldades cotidianas e futuras no sistema educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington da Silva Vieira, Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Ceará campus Crateús

Student of the degree course in geography, at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará, Crateús campus.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. O que é a Covid-19?. Brasília: ministério da saúde, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus. Acesso em: 05 nov. 2021.

BRASIL. Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020: Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.040-de-18-de-agosto-de-2020-27298152. Acesso em: 05 nov. 2021.

FIALHO, Lia Machado Fiuza; DOS SANTOS MACHADO, Charliton José; DE SALES, José Álbio Moreira. As correntes do pensamento geográfico e a Geografia ensinada no Ensino Fundamental: objetivos, objeto de estudo e a formação dos conceitos geográficos. Educação em Foco, v. 17, n. 23, p. 203-224, 2014. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/432. Acesso em: 18 out. 2021

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria n° 343, de 17 de março de 2020: Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em 05 nov. 2021.

SAVIANI, Demerval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, n. 67, p. 36-49, 2021. Disponível em: https://www.sintese.org.br/download/educacao-na-pandemia-a-falacia-do-ensino-remoto/. Acesso em: 05 nov. 2021.

PRODANOV, C. C.; DE FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar Geografia nas séries iniciais: o desafio da totalidade-mundo. São Paulo: Anablume, 2006.

Publicado

2022-01-07

Como Citar

Vieira, W. da S. (2022). Vivencias do estágio supervisionado em tempos de pandemia: aprendizagens e desafios no Ensino Fundamental II. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–7. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7465

Edição

Seção

Relato de experiência