Círculos de Construção de Paz como instrumento de acesso à Justiça

Autores

Palavras-chave:

Justiça restaurativa, Cultura de paz, Acesso à justiça, Autocomposição

Resumo

Baseando-se na proposta de mudança do paradigma de aplicação exclusiva do Direito Penal e Processo Penal Tradicional para a solução de conflitos criminais, tem se fortalecido a utilização dos Círculos de Construção de Paz como ferramenta pacificação social. Diante disso, esse artigo tem como objetivo analisar os Círculos de Construção de Paz e suas funcionalidades retratadas nos artigos pesquisados. Para tanto, concebeu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, em que se utilizou como estratégia metodológica a revisão sistemática da literatura, no portal da CAPES, onde foram selecionados cinco estudos para análise e utilizando-se o descritor “círculos de construção de paz”. Obteve-se como resultado da pesquisa a constatação de que em todos os artigos analisados os Círculos de Construção de Paz são considerados instrumentos complementares da justiça tradicional para acesso à justiça, por ser uma das multiportas e se revelar como instrumento de empoderamento comunitário de autocomposição. Os Círculos de Construção de Paz são considerados aptos à produção e acesso à justiça, privilegiando os espaços de diálogo e composição de conflitos sem o escopo de substituir a justiça tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Stela Vieira Mendes Câmara, Centro Universitário Christus

Doutora e mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará, Professora de Metodologia da Pesquisa e Direito Ambiental no Centro Universitário Christus e Coordenadora Geral de Pesquisa e Extensão.

Daniel Isídio de Almeida Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Direito Constitucional e Processo Constitucional pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo.

Gabriela Nascimento Vale Mota, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Segurança Pública e Atividade Policial pela Faculdade Arnaldo-MG.

Juliana Dias Perdigão Teixeira, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará, Instrutora de Círculos de Construção de Paz (SEDUC-CE e Vice-GOV/CE). Facilitadora em Círculos de Construção de Paz e Justiça Restaurativa (TDH-DPE-CE)

Referências

ALMEIDA, Cristovão Domingos de; OLIVEIRA, Simone Barros; BRUM, Letícia Souza. Da comunicação não-violenta à cultura de paz: círculos, narrativas e contribuições. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 463-480, 2019.

BARTON, Charles K.B. Restorative Justice: the empowerment model. Sydney: Hawkins Press, 2003.

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Seminário Justiça Restaurativa. Brasília, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/Ana%20Stela/Downloads/8e6cf55c06c5593974bfb8803a8697f3.pdf. Acesso em: 02 dez. 2021.

BRASIL. Resolução nº 225, de 31 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Justiça Restaurativa no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências. Atos CNJ. Brasília, 31 maio 2016. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/atos-normativos?documento=2289. Acesso em: 02 dez. 2021.

BOONEN, Petronella Maria. A justiça restaurativa, um desafio para a educação. 2011. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

BOYES, Carolyn Watson e PRANIS, Kay. No coração da esperança: guia de práticas circulares: o uso de círculos de construção da paz para desenvolver a inteligência emocional, promover a cura e construir relacionamentos saudáveis. Porto Alegre: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Artes Gráficas, 2011.

COSTA, Marli Marlene Moraes da Costa; PORTO, Rosane Teresinha Carvalho. Justiça Restaurativa numa Política Humanizadora e Não Necessariamente de Perdão: Um olhar Crítico e Reflexivo na Resolução do 225 do CNJ/2016. Em Tempo, Marília, p.1-17. 2017.

DE ALMEIDA, Cristovao Domingos; OLIVEIRA, Simone Barros; BRUM, Letícia Souza. Da comunicação não-violenta à cultura de paz: círculos, narrativas e contribuições. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 463-480, 2019.

ELLWANGER, Carolina. A efetivação do ideário restaurativo a partir da aplicação das práticas restaurativas. Revista de Formas Consensuais de Solução de Conflitos, v. 6, n. 2, p. 01-21, 2020.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: Nascimento da prisão. Trad. de Raquel Ramalhete. 18.ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, Prisões e Conventos. São Paulo: Perspectiva, 1961.

GRACIET, Jean et al. O grande livro do Ho'oponopono: sabedoria havaiana de cura. Petrópolis: Vozes, 2016. 150 p.

HAN, Byung-Chul. Sociedade paliativa: A dor hoje. Rio de Janeiro: Vozes, 2021.

MIRANDA, Bartira Macedo; LOPES, Decildo Ferreira Lopes. Do ciclo do Crime ao Círculo de Paz: A Aplicabilidade dos Círculos Restaurativos em Unidades Prisionais. Revista Vertentes do Direito. Vol. 6, n.1, 2019.

OMS. Relatório mundial sobre violência e saúde. Editado por Etienne G. Krug, Linda L. Dahlberg, James A. Mercy, Anthony B. Zwi e Rafael Lozano. Genebra, 2002.

ONU. Relatório mundial de cultura de paz. Década de Cultura de Paz, Resolução da Assembleia Geral A/59/143, 1999

PRANIS, Kay. Processos Circulares. Trad. Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2019.

PRAZERES, José Ribamar Sanches. O Direito Penal Simbólico Brasileiro. Sedep. Disponível em: https://www.sedep.com.br/artigos/o-direito-penal-simbolico-brasileiro/ Acesso em: 03 dez. 2021.

ROSENBERG, Marshall B. Comunicação Não Violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.

THOMPSON, AUGUSTO. A questão da penitenciária. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1980.

SALIBA, Marcelo Gonçalves. Justiça Restaurativa e Paradigma Punitivo. Curitiba: Juruá, 2009.

SICA, Leonardo. Justiça Restaurativa e Mediação Penal: o novo modelo de justiça criminal e de gestão do crime. Rio de Janeiro: Lumen Juris Editora, 2007.

ZEHR, Howard. Teoria e prática da Justiça Restaurativa. São Paulo: Palas Athena, 2017.

ZERH, Howard. Trocando as lentes: um novo foco sobre o crime e a justiça. Trad. Tônia Van Acker. 2 ed. São Paulo: Palas Athena, 2020.

Publicado

2022-02-10

Como Citar

Câmara, A. S. V. M. ., Almeida Júnior, D. I. de, Mota, G. N. V. ., & Teixeira, J. D. P. . (2022). Círculos de Construção de Paz como instrumento de acesso à Justiça. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–17. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7422