Ecos dialógicos: as forças centrípetas no relatório de estágio no ensino médio integrado

Autores

Palavras-chave:

Relações dialógicas, Forças verboideológicas, Relatório de estágio, Ensino médio integrado

Resumo

Nosso propósito é analisar as ressonâncias dialógicas de documentos institucionais na produção escrita do gênero relatório de estágio de discentes de dois cursos técnicos distintos de ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano campus Salgueiro, a saber: Agropecuária e Edificações. Para isso, retomamos o conceito de forças centrípetas e forças centrífugas, segundo o Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2015, 2019; VOLOCHINOV, 2018, 2019), ao compreendermos o fenômeno sob o viés de forças verboideológicas que criam efeitos sobre a ação e sobre o próprio discurso. Assim, analisamos cinco relatórios de cada curso, buscando compreender como essas forças se fazem presentes. Em suma, encontramos o teor prescritivo-normativo de documentos institucionais, mas em cada curso foram estabelecidas relações distintas diante dessas forças, demonstrando como cada área do saber, também demarca suas características de pontos de fugas sobre o que é prontamente estabelecido, não descaracterizando o gênero.

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Biografia do Autor

Kelvya Freitas Abreu, Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertão/PE

 

Doutora em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora de Língua Espanhola do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. É líder do grupo de pesquisa GEPET (IFSertãoPE campus Salgueiro) e é membro do Grupo de Estudos do Discurso (GRED/UERN).

Cícero Barboza Nunes, Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertão/PE

 

Doutorando da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Pesquisador dos Grupos de Pesquisa GELLAMA (UFAM) e GETEDE (IFAL).

Ivoneide Aires Alves do Rêgo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutoranda da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora de Língua Inglesa da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Norte. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa EALE/UERN.

Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutora em Linguística. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do PROFLETRAS (UERN).

Referências

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Publicado

2022-01-12

Como Citar

Abreu, K. F., Nunes, C. B., Rêgo, I. A. A. do, & Barbosa , M. do S. M. F. (2022). Ecos dialógicos: as forças centrípetas no relatório de estágio no ensino médio integrado. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–20. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7316