A intencionalidade formativa dos projetos de vida do PNLD 2021

Autores

Palavras-chave:

Projeto de Vida, BNCC, Formação integral

Resumo

A recente BNCC elenca, como eixo central das práticas escolares, o Projeto de Vida, considerado como dispositivo pedagógico transdisciplinar para que o(a)s estudantes planejem suas trajetórias pessoais e profissionais através de uma gestão dos desejos, de definições gerais e das oportunidades de suas existências. Partindo do questionamento inicial sobre a concepção de “formação integral” que integra a BNCC, esta pesquisa qualitativa bibliográfica e documental em andamento objetiva analisar o projeto de formação escolar e social implicado nos exemplares de Projeto de Vida do atual guia PNLD/2021, disponíveis para consulta e escolha, bem como identificar as aprendizagens veiculadas nesses exemplares. Podemos considerar parcialmente que, enquanto guias ou manuais para construir o projeto de vida do(a)s estudantes, focados para o sucesso, esses livros didáticos analisados atuam como dispositivos psicopolíticos da retórica neoliberal que se assenta na meritocracia, no individualismo e na despolitização social.

 

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Biografia do Autor

Fabrício de Sousa Sampaio, Instituto Federal do Maranhão (IFMA) campus Araioses

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, campus Araioses e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão campus São Luís - Monte Castelo.

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Publicado

2022-01-12

Como Citar

Sampaio, F. de S. (2022). A intencionalidade formativa dos projetos de vida do PNLD 2021. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–25. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7315