A intencionalidade formativa dos projetos de vida do PNLD 2021
Palavras-chave:
Projeto de Vida, BNCC, Formação integralResumo
A recente BNCC elenca, como eixo central das práticas escolares, o Projeto de Vida, considerado como dispositivo pedagógico transdisciplinar para que o(a)s estudantes planejem suas trajetórias pessoais e profissionais através de uma gestão dos desejos, de definições gerais e das oportunidades de suas existências. Partindo do questionamento inicial sobre a concepção de “formação integral” que integra a BNCC, esta pesquisa qualitativa bibliográfica e documental em andamento objetiva analisar o projeto de formação escolar e social implicado nos exemplares de Projeto de Vida do atual guia PNLD/2021, disponíveis para consulta e escolha, bem como identificar as aprendizagens veiculadas nesses exemplares. Podemos considerar parcialmente que, enquanto guias ou manuais para construir o projeto de vida do(a)s estudantes, focados para o sucesso, esses livros didáticos analisados atuam como dispositivos psicopolíticos da retórica neoliberal que se assenta na meritocracia, no individualismo e na despolitização social.
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