A prática científica no ensino médio como prática pedagógica incorporada: um estudo de caso com projetos de iniciação científica júnior
Palavras-chave:
Prática científica, Ensino de ciências, Metodologia de ensino, Alfabetização científicaResumo
A interpretação da linguagem científica, pelo aluno, faz-se premente face às grandes transformações do séc. XXI, e considerando-se ainda a inserção das aulas de Física, Química e Biologia na Base Nacional Comum Curricular. Na perspectiva dessa urgência apresentamos o presente trabalho, relatando um estudo de caso pautado numa proposta metodológica para o Ensino de Ciências com projetos de iniciação científica júnior, em uma escola da capital do Estado de São Paulo, iniciada em 2019 e assim desenvolvida: elaboração dos projetos de iniciação científica com turmas de Ensino Médio; encontros de formação com docentes para o desenvolvimento do projeto; e avaliação destes projetos por meio de seminários pelos alunos e professores. Da iniciativa, orientada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) de Fourez (1992;1994) e na discussão da CTS por Penick (1998), resultou a incorporação da prática científica docente e assunção desta conduta no Projeto Político Pedagógico da instituição.
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