A prática científica no ensino médio como prática pedagógica incorporada: um estudo de caso com projetos de iniciação científica júnior

Autores

Palavras-chave:

Prática científica, Ensino de ciências, Metodologia de ensino, Alfabetização científica

Resumo

A interpretação da linguagem científica, pelo aluno, faz-se premente face às grandes transformações do séc. XXI, e considerando-se ainda a inserção das aulas de Física, Química e Biologia na Base Nacional Comum Curricular. Na perspectiva dessa urgência apresentamos o presente trabalho, relatando um estudo de caso pautado numa proposta metodológica para o Ensino de Ciências com projetos de iniciação científica júnior, em uma escola da capital do Estado de São Paulo, iniciada em 2019 e assim desenvolvida: elaboração dos projetos de iniciação científica com turmas de Ensino Médio; encontros de formação com docentes para o desenvolvimento do projeto; e avaliação destes projetos por meio de seminários pelos alunos e professores. Da iniciativa, orientada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) de Fourez (1992;1994) e na discussão da CTS por Penick (1998), resultou a incorporação da prática científica docente e assunção desta conduta no Projeto Político Pedagógico da instituição.

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Biografia do Autor

Carlos Mometti, Universidade de São Paulo

Graduado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2016) e Università Degli Studi di Roma La Sapienza (2014 - 2016). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Especialista na área de formação de professores que ensinam matemática e física. Doutorando em Educação (modalidade Ensino de Física) pela Faculdade de Educação e Instituto de Física, ambos da Universidade de São Paulo (USP) e Concordia University (Canada). Esteve monitor do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE/FEUSP - 2020) e do Programa de Formação de Professores (FEUSP - 2017). Formador pedagógico da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Integrante do Núcleo de Pesquisa em Inovação Curricular (NUPIC/2016 - atual) e Decolonizing Light: Tracing and countering colonialism in physics (2020 - atual). Membro ativo das Sociedade Brasileira de Física, Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Associação Nacional dos Professores de Matemática (Brasil), Associação dos Professores de Matemática (Portugal), Sociedade Brasileira de Matemática e National Association for Research in Science Teaching (NARST). Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores que ensinam matemática, metodologia de ensino de física e matemática e teoria decolonial.

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Publicado

2022-01-12

Como Citar

Mometti, C. (2022). A prática científica no ensino médio como prática pedagógica incorporada: um estudo de caso com projetos de iniciação científica júnior: . Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–25. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7314