Ensino Médio em Tempo Integral: análise das produções de 2016 a 2018

Autores

Palavras-chave:

Política, Currículo, Ensino Médio

Resumo

O Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) é uma política educacional centrada no desenvolvimento do aluno, mediante o aumento de sua permanência na escola e da oferta de opções curriculares. O trabalho analisa os sentidos dessa política nas produções dos Periódicos Capes, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Google Acadêmico, no período de 2016 a 2018, em diálogo com os estudos de Ball e Bowe (1992) e Lopes (2013). As produções analisadas evidenciam problematizações sobre formação docente, flexibilização curricular e propostas de padronização curricular. O estudo sugere que a política em pauta é um projeto inacabado, aligeirado e alvo de críticas entre pesquisadores e comunidade escolar.

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Biografia do Autor

Lavínia Maria Silva Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestrado em Educação em andamento - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Especialização em Mídias na Educação em andamento - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Graduada em Pedagogia - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Cristiana Cosme da Silva, Prefeitura Municipal de Lajes

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN (2009). Possui Especialização em Educação e Cidadania pela UERN (2019). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Currículo e Ensino - (GEPCE/UERN). Atualmente trabalha como professora da Educação Infantil no município de Lajes/ RN.

Meyre-Ester Barbosa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Possui graduação em Pedagogia (1992) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2003) ambos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN . É professora Adjunta da UERN vinculada ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Mossoró/RN.

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Publicado

2022-01-07

Como Citar

Queiroz, L. M. S., Silva, . C. C. da, & Oliveira, M.-E. B. de. (2022). Ensino Médio em Tempo Integral: análise das produções de 2016 a 2018 . Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–24. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7312