Referenciais de Língua Portuguesa do município de Natal: um estudo bibliográfico das vozes teóricas que o constituíram

Autores

Palavras-chave:

Dialogismo, Referenciais de Língua Portuguesa do município de Natal, BNCC

Resumo

O presente artigo é parte de uma pesquisa maior de doutoramento, em fase inicial, intitulada Múltiplas vozes: divergentes discursos para uma base comum no currículo de Língua Portuguesa do município de Natal. A pesquisa surge a partir da inquietação de compreender as vozes que construíram os referenciais de Língua Portuguesa do município de Natal e a importância que esses documentos possuem na prática docente. Tendo em vista ainda a fase inicial da pesquisa, propõe-se, neste artigo, um estudo bibliográfico acerca das vozes da BNCC e o escoamento de suas orientações na construção do capítulo teórico que embasa o currículo de Natal. Para tanto, o estudo proposto aqui se ampara nos estudos bakhtinianos, uma vez que compreende o currículo como enunciado concreto, constituído por vozes. Insere-se na área de Linguística Aplicada e faz parte da produção científica do Grupo de Estudos Bakhtinianos (GEBAK), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Poliana Nunes de Souza Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestra em Estudos da Linguagem/UFRN, professora da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) e da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN (SEEC).

Maria da Penha Casado Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Associada da área de Língua Portuguesa do Departamento de Letras. Atua na Graduação e na pós-graduação no Programa de Estudos da Linguagem da UFRN e no Mestrado Profissional em Letras-ProfLetras.

Referências

AZEVEDO, I. C. M. de; DAMACENO, T. M. S. S. Desafios do BNCC em torno do ensino de língua portuguesa na educação básica. Revista de estudos de cultura | Nº 7 | Jan. Abr./2017.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (versão preliminar). 2015. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio Acesso em: 21 set. 15 e Acesso em: 20 ago. 19.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (versão final). 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 ago. 19.

CASADO ALVES, M. P. O enunciado concreto como unidade de análise: A perspectiva metodológica bakhtiniana. In: RODRIGUES, Rosangela Hammes; PEREIRA, Rodrigo Acosta. Estudos dialógicos da linguagem e pesquisa em linguística aplicada. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. p. 163-177.

CELANI, M.A.A. A relevância da linguística aplicada na formulação de uma política educacional brasileira. In: FORTKAMP, M.B.M.; TOMITCH, L.M.B. (Org.). Aspectos da linguística aplicada: estudos em homenagem ao professor Hilário Inácio Bohn. Florianópolis: Insular, 2000.

GERALDI, João Wanderley. O ensino de língua portuguesa e a Base Nacional Comum. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 9, n. 17, p. 381-396, jul./dez. 2015. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/587. Acesso em: 20 ago. 19.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução: Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

RAJAGOPALAN, K. Política de ensino de línguas no Brasil: história e reflexões prospectivas. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Linguística aplicada na modernidade recente. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

RENFREW, A. Mikhail Bakhtin. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

VOLOCHINOV. V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

VOLOCHINOV. A construção da enunciação e outros ensaios. Tradução João Wanderley Geraldi. São Carlos/SP: Pedro e João editores, 2013.

Publicado

2022-01-07

Como Citar

Cunha, E. P. N. de S., & Alves, M. da P. C. (2022). Referenciais de Língua Portuguesa do município de Natal: um estudo bibliográfico das vozes teóricas que o constituíram. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–13. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7307