Programa institucional de bolsa de iniciação à docência: a experiência da UNILAB no contexto da pandemia do Covid-19
Palavras-chave:
Iniciação a Docência, TDIC, Covid-19, UNILABResumo
Este trabalho é fruto de uma pesquisa de iniciação científica financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que busca compreender o potencial formativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial de professores na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Nesse sentido, o texto objetiva refletir sobre a experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UNILAB no contexto pandêmico. Em todas as etapas foram assegurados o diálogo e as trocas entre os sujeitos envolvidos, com o apoio crítico e reflexivo necessário à mediação da aprendizagem. Conclui-se que há desafios vários, acesso às TDIC, dificuldades de conexão, falta de espaço adequado para realização das atividades, mas também há possibilidades, como a criatividade, o apoio das equipes e a realização de parcerias entre subprojetos e programas como o Residência Pedagógica.
Downloads
Referências
ALCICI, Sonia Aparecida Romeu. In: Almeida, Nanci Aparecida de. Tecnologia na Escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
ALVES, Lynn. Aprendizagem em rede e formação docente: trilhando caminhos para a autonomia, a colaboração e a cooperação. In: VEIGA, Ilma Passos de Alecanstro; D'ÁVILA, Cristina. (Orgs.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008.
BANDEIRA, João Tancredo Sá. Análise documental: o uso do jornal na pesquisa qualitativa. In: DAMASCENO, Maria Nobre; SALES, Celecina de Maria Veras. O Caminho se faz ao caminhar: elementos teóricos e práticas na pesquisa qualitativa. Fortaleza: UFC, 2005. 143–181.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Decreto Nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Brasília: Casa Civil, 2010.
BRASIL. Casa Civil. Lei no 12.289, de 20 de julho de 2010. Dispõe sobre a criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB e dá outras providências. Brasília, 2010b.
BRASIL. Portaria Capes nº 38/2018. Institui oficialmente o Programa Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/28022018-portaria-n-38-institui-rp-pdf
BRASIL. Edital Nº 2/2020. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Brasília: CAPES, 2020.
FIRMINO, Nairley Cardoso Sá; FIRMINO, Diego Farias; LEITE, Luciana Rodrigues; MARTINS, Elcimar Simão. Os saberes docentes no ensino remoto emergencial: experiências no estado do Ceará. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, v. 7, n. 21, junho/2021. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/RECEI/article/view/3210 Acesso em: 01. Jul. 2021.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
GIL, Antônio Carlos. Método e Técnicas de Pesquisa Social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2011.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2010.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus, 2013.
LIMA, M. S. L. Reflexões sobre o Estágio/Prática de Ensino na Formação de Professores. In: Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 23, p. 195-205, jan./abr. 2008.
MARTINS, Elcimar Simão; PIMENTA, Selma Garrido. Diversidade étnico-racial, formação e trabalho docente: (as)simetrias do tempo presente. Educ. Perspect., Viçosa, MG, v. 11, p. 1-17, 2020.
MENDES, Emanoela Therezinha Bessa; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria. Trabalhando com materiais diversos e exercitando a leitura: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. In: NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; NUNES, João Batista Carvalho (Orgs.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Métodos de Pesquisa. Fortaleza: EDUECE, 2011, p.25-42 (vol. II).
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda? Revista Brasileira de Educação, v. 24, e240001. 2019.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no Ensino Superior. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SOUSA, Carlos Henrique Andrade de; OLIVEIRA, Francisco Thiago Chaves de; MARTINS, Elcimar Simão. Ensino de língua inglesa e cultura digital em tempos de pandemia: o desafio de superar o curto espaço de tempo entre o dito e o vivido. Revista Docência e Cibercultura, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 141-160, dez. 2020. ISSN 2594-9004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/53901. Acesso em: 05 jul. 2021.
UNILAB. Projeto Institucional PIBID UNILAB 2020. Redenção/CE, 2020.
UNILAB. Curso PIBID - Pedagogia – BA. Mural. Carta de boas-vindas. Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2020b. Disponível em: https://iead-ava.unilab.edu.br/course/view.php?id=283 Acesso em 05 jul. 2021.
UNILAB. Relatório Parcial de Projeto de Pesquisa. Repercussões do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente na UNILAB. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, 2020-2021. 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ildo Domingos Ufala, Elcimar Simão Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.