Programa institucional de bolsa de iniciação à docência: a experiência da UNILAB no contexto da pandemia do Covid-19

Autores

Palavras-chave:

Iniciação a Docência, TDIC, Covid-19, UNILAB

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa de iniciação científica financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que busca compreender o potencial formativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial de professores na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Nesse sentido, o texto objetiva refletir sobre a experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UNILAB no contexto pandêmico. Em todas as etapas foram assegurados o diálogo e as trocas entre os sujeitos envolvidos, com o apoio crítico e reflexivo necessário à mediação da aprendizagem. Conclui-se que há desafios vários, acesso às TDIC, dificuldades de conexão, falta de espaço adequado para realização das atividades, mas também há possibilidades, como a criatividade, o apoio das equipes e a realização de parcerias entre subprojetos e programas como o Residência Pedagógica.

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Biografia do Autor

Ildo Domingos Ufala, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira UNILAB

Licenciando em Física na Universidade da Integração Internacional da lusofonia Afro-Brasileira, bolsista do programa Institucional de bolsas de iniciação científica PIBIC.

Elcimar Simão Martins, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutor em Educação. Professor na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira em cursos de graduação e pós-graduação. Coordenador institucional do PIBID. Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação (UECE). Líder do EDDocência.

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Publicado

2022-01-07

Como Citar

Ufala, I. D., & Simão Martins, E. (2022). Programa institucional de bolsa de iniciação à docência: a experiência da UNILAB no contexto da pandemia do Covid-19. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–18. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7302