As pesquisas científicas sobre ensino de Ciências Naturais na Educação do Campo: revisão literária

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo, Ensino de Ciências Naturais, Interdisciplinaridade

Resumo

Educação do Campo é uma modalidade de ensino voltada aos interesses dos povos do campo. Nesse contexto, o artigo propôs fazer uma análise literária sobre o Ensino de Ciências Naturais na Educação do Campo. Com um recorte temporal de 10 anos, de 2010 a 2020, intervalo em que tem se implementado as Licenciaturas em Educação do campo no Brasil, foi possível identificar um quantitativo de 9 trabalhos. Tendo o corpus formalizado, pôde-se categorizar os trabalhos encontrados utilizando-se de elementos de análise de conteúdo de Bardin, sendo possível definir 4 categorias, as quais: ‘estudos teóricos’, ‘propostas metodológicas de ensino’, ‘avaliação de material didático’ e ‘ensino interdisciplinar’. O estudo possibilitou compreender que, por mais que a Educação do Campo venha sendo discutida a pouco mais de uma década, ainda é muito defasada e, apesar da grande importância, são muitos entraves para acionar uma prática dentro desse viés.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldefran Anderson da Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN, Brasil

Professor, Licenciado em Educação do Campo, com habilitação em Ciências Naturais pela Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA e Mestrando do programa de Pós-graduação em Ensino (UERN, IFRN e UFERSA).

Leonardo Alcântara Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e do Programa de Pós-graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA). Doutor em Química pela Universidade Federal do Ceará. Coordenador da especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte campus Apodi.

 

Referências

ANTUNES, M. I.; MARTINS, A. A. Ciência da vida e da natureza no curso de Licenciatura em Educação do Campo – UFMG. In: ANTUNES, M. I.; MARTINS, A. A., (Orgs.) - Educação do Campo: desafios para a formação de professores, Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. – (Coleção Caminhos da Educação do Campo; 1).

BARDIN, Laurence. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 229p.

BIERHALZ, Crisna Daniela Krause; DA FONSECA, Eril Medeiros. Discutindo articulações entre ensino de Ciências e Educação do Campo através da análise dos cadernos. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 1, n. 2, p. 255-278, 2016.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p.

FERNANDES, B. M.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. Primeira Conferência Nacional “Por uma Educação Básica do Campo” (texto preparatório). In.: ARROYO, M. G; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Orgs). Por uma educação do campo. Petrópolis/RJ: Vozes, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 50. ed. ver. e atual. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011a.

GONÇALVES, Marianne Marimon; BRICK, Elizandro Maurício. Educação do Campo e Ensino de Ciências: Contribuições da Perspectiva Freireana para o Trabalho Docente. Atas do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis–SC, 2017.

HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel; CAMILLO, Juliano; FERNANDES, Carolina do Santos; MÔNACO, Graziela Del; BRICK, Elizandro Maurício. Articulações entre educação do campo e ensino de ciências e matemática presentes na literatura: um panorama inicial. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 19, 2017.

KOLLING, E. J.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília, DF: articulação nacional Por Uma Educação do Campo. Coleção Por Uma Educação do Campo, nº 4. 2002.

MANFREDO, E. C. G. Discutindo a metodologia do ensino de ciências e matemática: Críticas e possibilidades à prática docente. Amazônia, v. 1, p. 41-49, 2005.

MORAES, Flávia Roberta Silva. O ensino de ciências da natureza em escolas do campo: aproximando os saberes do campo e o conhecimento científico. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação).

MORAES, Renato Pereira de et al. Concepções de" interdisciplinaridade e educação do campo" de professores de ciências da natureza e matemática das escolas de ensino médio do campo do município de Rio Verde - GO. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação).

PAVANELLI, João Arthur Pompeu. Educação do campo e ensino de ciências: Desafios e propostas a partir de princípios agroecológicos. 2012. TCC (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Instituto de Biociências de Botucatu – UNESP.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais, v. 6, n. 6, p. 37–50, 2006.

SASSI, Juliana Saraçol. Educação do Campo e Ensino de Ciências: a horta escolar interligando saberes. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde).

SÁUL, Tamine Santos. Um olhar sobre a interdisciplinaridade nas licenciaturas em educação do campo, nas ciências da natureza, no Rio Grande do Sul. 2018. 63p. Dissertação (Mestrado em Educação em ciências: Química da vida e saúde).

SILVA, E. C. R. Agricultura urbana como instrumento para a educação ambiental e para a educação em saúde: decodificando o protagonismo da escola. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Saúde). Rio de Janeiro: UFRJ / Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, 2010. 239p.

SILVA, Erivanildo Lopes da; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Materiais didáticos elaborados por professores de química na perspectiva CTS: uma análise das unidades produzidas e das reflexões dos autores. Ciência e Educação (Bauru), v. 21, n. 1, p. 65-83, 2015.

SOUZA, F.C.S.; RODRIGUES, I. S. Formação de professores para Educação Profissional no Brasil: percurso histórico e desafios contemporâneos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 17, n. 2, p. 621-638, abr./jun. 2017.

SOUZA, Josiane de; OSTERMANN, Fernanda; REZENDE, Flavia. Educação do campo na voz da pesquisa em educação em ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 22, Mar 30, 2020.

Publicado

2022-01-07

Como Citar

Silva, A. A. da, & Alves, L. A. (2022). As pesquisas científicas sobre ensino de Ciências Naturais na Educação do Campo: revisão literária. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–15. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7301