Motivação para aprender e/ou ensinar música na educação básica: o estado do conhecimento nos anos de 2001 a 2021

Autores

Palavras-chave:

Motivação para Aprender e/ou Ensinar Música, Educação Básica, Estado do Conhecimento

Resumo

Neste artigo apresentamos um mapeamento da produção acadêmica acerca da motivação para aprender e/ou ensinar música, mais especificamente na educação básica. Trata-se de um estado do conhecimento, cuja metodologia constou de consultas em periódicos de música a nível nacional, onde a coleta foi feita como base na leitura dos títulos, resumos e os demais gêneros textuais dos trabalhos investigados. Estabelecemos como recorte temporal o período de 2001 a 2021. Nesses 20 anos foram publicados o total de 17 trabalhos relacionados a motivação, sendo que desse número, apenas 5 tiveram como foco a educação básica. Nos artigos analisados, percebeu-se que a motivação vem sendo abordada tanto a fim de compreendê-la entre alunos e professores no processo de aprendizagem musical, quanto em apontar a relação e as contribuições relevantes atribuídas pelos docentes aos alunos nesse processo. Por fim, neste mapeamento, constatou-se que o ensino superior é a maior área procurada por pesquisadores em estudos motivacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Augusto de Menezes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Música pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Mestre em ensino pelo programa de pós-graduação Posensino UERN/UFERSA/IFRN. Professor de Música na Rede Municipal de Mossoró-RN.

Giann Mendes Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutorado em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Artes/Música do IFRN. Professor Adjunto IV da UERN. Mestre em etnomusicologia pela Universidade Federal da Paraíba.

Referências

AMATO, Rita de Cássia; NETO, João. A motivação no canto coral: perspectivas para a gestão de recursos humanos em música. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 22, 87-96, set. 2009.

ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Experiência de fluxo na prática e aprendizagem musical. Música em Perspectiva, Paraná, v.1, n.2, 39-52, out. 2008.

ARAÚJO, Rosane Cardoso de; CAVALCANTI, Célia Regina Pires; FIGUEIREDO, Edson. Motivação para prática musical no ensino superior: três possibilidades de abordagens discursivas. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 24, 34-44, set. 2010.

BATTISTI, Dayane; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Motivação de crianças para aprendizagem do violão no contexto do ensino coletivo. ORFEU, v.2, n.2, 147-174, dez. 2017.

BORUCHOVITCH, E. Motivação para aprender de estudantes em curso de formação de professores. Revista Educação-PUC-RS, Porto Alegre, v.31, n.1, 30-38, Jan.Abr, 2008.

CUNHA, Marcelo de Magalhães. MOTIVAÇÃO PARA O APRENDIZADO DA MÚSICA: UMA REVISÃO DA LITERATURA PUBLICADA. Revista Modus, Belo Horizonte, v.8 n.12, 57-72, mai. 2013.

CUNHA, Marcelo de Magalhães; CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Motivação para o estudo da música com base em pressupostos interacionistas piagetianos. Opus, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 187-214, jun. 2013.

DANTAS, Tais; PALHEIROS, Graça Boal. Tipos de motivação para a licenciatura em educação musical de estudantes brasileiros e portugueses. Revista da ABEM, Londrina, v.21, n.30, 63-76, jan.jun 2013.

FAGUNDES, F. M. L.; RIBEIRO, G. M. A autonomia no Teatro Musical: as percepções dos participantes sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Revista Música Hodie, Goiânia, V.16 - n.1, 20-28, 2016.

FIGUEIREDO, Edson. Controle ou promoção de autonomia? Questões sobre o estilo motivacional do professor e o ensino de instrumento musical. Revista da ABEM, Londrina, v.22, n.32, 77-89, jan.jun 2014.

MADEIRA, ANA E. C.; MATEIRO, Teresa. MOTIVAÇÃO NA AULA DE MÚSICA: REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA. Percepta, Curitiba, v.1, n.1, 67-82, nov. 2013.

MATEIRO, Teresa; DOS SANTOS, Andrea Hellena; MADEIRA, Ana Ester Correia. A percepção dos licenciandos sobre a motivação em uma aula de música. Música em perspectiva, v.6, n.1, 63-85, jul. 2013.

PIZZATO, Miriam Suzana; HENTSCHKE, Liane. Motivação para aprender música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 23, 40-47, mar. 2010.

RAMOS, Danilo; WISNIEWSKI, Gustavo Roberto de Oliveira. As necessidades psicológicas básicas dos estudantes de um curso superior de música do Paraná entre 2014 e 2017. Revista da Abem, v. 28, p. 194-210, 2020.

RIBEIRO, Giann Mendes; DA SILVA, Gibson Alves Marinho. Motivação de jovens guitarristas para aprender a tocar jogando Rocksmith sob a perspectiva da teoria da autodeterminação. Música em contexto, Brasília, n.1, 159-174, 2016.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais, v.6, n.6, p.37–50, 2006.

SANTOS, Gabriel Matsudo dos; CERNEV, Francine Kemmer. A motivação para aprender música no mensino superior: reflexões a partir de um curso de Licenciatura em Música. Revista da Abem, v. 27, n. 42, p. 149-162, jan./jun. 2019.

WESTERMANN. Bruno. A autonomia do aluno de violão em um curso de licenciatura em música a distância: um estudo sobre os fatores de influência. Revista da ABEM, Londrina, v.20, n.29, 78-87, jul. dez 2012.

Publicado

2022-01-07

Como Citar

Menezes, D. A. de, & Ribeiro, G. M. (2022). Motivação para aprender e/ou ensinar música na educação básica: o estado do conhecimento nos anos de 2001 a 2021. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–14. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7299