Motivação para aprender e/ou ensinar música na educação básica: o estado do conhecimento nos anos de 2001 a 2021
Palavras-chave:
Motivação para Aprender e/ou Ensinar Música, Educação Básica, Estado do ConhecimentoResumo
Neste artigo apresentamos um mapeamento da produção acadêmica acerca da motivação para aprender e/ou ensinar música, mais especificamente na educação básica. Trata-se de um estado do conhecimento, cuja metodologia constou de consultas em periódicos de música a nível nacional, onde a coleta foi feita como base na leitura dos títulos, resumos e os demais gêneros textuais dos trabalhos investigados. Estabelecemos como recorte temporal o período de 2001 a 2021. Nesses 20 anos foram publicados o total de 17 trabalhos relacionados a motivação, sendo que desse número, apenas 5 tiveram como foco a educação básica. Nos artigos analisados, percebeu-se que a motivação vem sendo abordada tanto a fim de compreendê-la entre alunos e professores no processo de aprendizagem musical, quanto em apontar a relação e as contribuições relevantes atribuídas pelos docentes aos alunos nesse processo. Por fim, neste mapeamento, constatou-se que o ensino superior é a maior área procurada por pesquisadores em estudos motivacionais.
Downloads
Referências
AMATO, Rita de Cássia; NETO, João. A motivação no canto coral: perspectivas para a gestão de recursos humanos em música. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 22, 87-96, set. 2009.
ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Experiência de fluxo na prática e aprendizagem musical. Música em Perspectiva, Paraná, v.1, n.2, 39-52, out. 2008.
ARAÚJO, Rosane Cardoso de; CAVALCANTI, Célia Regina Pires; FIGUEIREDO, Edson. Motivação para prática musical no ensino superior: três possibilidades de abordagens discursivas. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 24, 34-44, set. 2010.
BATTISTI, Dayane; ARAÚJO, Rosane Cardoso de. Motivação de crianças para aprendizagem do violão no contexto do ensino coletivo. ORFEU, v.2, n.2, 147-174, dez. 2017.
BORUCHOVITCH, E. Motivação para aprender de estudantes em curso de formação de professores. Revista Educação-PUC-RS, Porto Alegre, v.31, n.1, 30-38, Jan.Abr, 2008.
CUNHA, Marcelo de Magalhães. MOTIVAÇÃO PARA O APRENDIZADO DA MÚSICA: UMA REVISÃO DA LITERATURA PUBLICADA. Revista Modus, Belo Horizonte, v.8 n.12, 57-72, mai. 2013.
CUNHA, Marcelo de Magalhães; CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Motivação para o estudo da música com base em pressupostos interacionistas piagetianos. Opus, Porto Alegre, v. 19, n. 1, p. 187-214, jun. 2013.
DANTAS, Tais; PALHEIROS, Graça Boal. Tipos de motivação para a licenciatura em educação musical de estudantes brasileiros e portugueses. Revista da ABEM, Londrina, v.21, n.30, 63-76, jan.jun 2013.
FAGUNDES, F. M. L.; RIBEIRO, G. M. A autonomia no Teatro Musical: as percepções dos participantes sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Revista Música Hodie, Goiânia, V.16 - n.1, 20-28, 2016.
FIGUEIREDO, Edson. Controle ou promoção de autonomia? Questões sobre o estilo motivacional do professor e o ensino de instrumento musical. Revista da ABEM, Londrina, v.22, n.32, 77-89, jan.jun 2014.
MADEIRA, ANA E. C.; MATEIRO, Teresa. MOTIVAÇÃO NA AULA DE MÚSICA: REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA. Percepta, Curitiba, v.1, n.1, 67-82, nov. 2013.
MATEIRO, Teresa; DOS SANTOS, Andrea Hellena; MADEIRA, Ana Ester Correia. A percepção dos licenciandos sobre a motivação em uma aula de música. Música em perspectiva, v.6, n.1, 63-85, jul. 2013.
PIZZATO, Miriam Suzana; HENTSCHKE, Liane. Motivação para aprender música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 23, 40-47, mar. 2010.
RAMOS, Danilo; WISNIEWSKI, Gustavo Roberto de Oliveira. As necessidades psicológicas básicas dos estudantes de um curso superior de música do Paraná entre 2014 e 2017. Revista da Abem, v. 28, p. 194-210, 2020.
RIBEIRO, Giann Mendes; DA SILVA, Gibson Alves Marinho. Motivação de jovens guitarristas para aprender a tocar jogando Rocksmith sob a perspectiva da teoria da autodeterminação. Música em contexto, Brasília, n.1, 159-174, 2016.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais, v.6, n.6, p.37–50, 2006.
SANTOS, Gabriel Matsudo dos; CERNEV, Francine Kemmer. A motivação para aprender música no mensino superior: reflexões a partir de um curso de Licenciatura em Música. Revista da Abem, v. 27, n. 42, p. 149-162, jan./jun. 2019.
WESTERMANN. Bruno. A autonomia do aluno de violão em um curso de licenciatura em música a distância: um estudo sobre os fatores de influência. Revista da ABEM, Londrina, v.20, n.29, 78-87, jul. dez 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Danilo Augusto de Menezes, Giann Mendes Ribeiro
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.