Articulações políticas em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Qualidade da Educação, Competência, Identidade

Resumo

O trabalho situa-se no campo das políticas educacionais, especificamente voltado para o estudo de natureza teórica de políticas curriculares, numa perspectiva pós-estrutural da teoria política do discurso e do currículo. Nessa perspectiva, temos como propósito interpretar as partes comuns e diversificadas da Base Nacional Comum Curricular – BNCC Ensino Médio – focando as Ciências da Natureza e suas Tecnologias, de modo a problematizar discursos que fundamentam a significação da qualidade da educação científica vinculados a demandas que instituem as concepções de currículo, competência e habilidade, assim como às demandas identitárias. Foi possível identificar demandas por um currículo ‘transparente’, seguindo os ideais de objetivismo e padronização da aprendizagem, baseadas em um ideal de sociedade e sujeito advindos de certas características ditas essenciais na sociedade contemporânea. As demandas por competências e habilidades aparecem em busca de um ‘saber fazer’, por uma antecipação das ações do sujeito através da aceitação última de uma capacidade de ação social única para todos.

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Biografia do Autor

Clívio Pimentel Júnior, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia. Professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino, no Centro das Humanidades, da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas de Currículo, Diferença, Educação em Ciências. Sócio da Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Tem se dedicado ao estudo na área de Educação - (Auto)Biografias e Formação de Professores; Currículo, Cultura e Cotidiano escolar; Política de Currículo, Diferença e Ensino de Ciências e Biologia.

Hugo de Figueiredo Santos, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Graduando em Ciências Biológicas - Licenciatura na Universidade Federal do Oeste da Bahia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Barreiras, Bahia, Brasil.

Késsio Johnes da Silva Linhares, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Graduando em Ciências Biológicas - Licenciatura na Universidade Federal do Oeste da Bahia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Barreiras, Bahia, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Vitoria Loiza Ferreira Rocha Amorim, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Graduanda em Ciências Biológicas - Licenciatura na Universidade Federal do Oeste da Bahia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Barreiras, Bahia, Brasil.

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Publicado

2022-01-07

Como Citar

Pimentel Júnior, C., Santos, H. de F., Linhares, K. J. da S., & Amorim, V. L. F. R. (2022). Articulações políticas em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Médio. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–23. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/7273