Articulações políticas em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Médio
Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Qualidade da Educação, Competência, IdentidadeResumo
O trabalho situa-se no campo das políticas educacionais, especificamente voltado para o estudo de natureza teórica de políticas curriculares, numa perspectiva pós-estrutural da teoria política do discurso e do currículo. Nessa perspectiva, temos como propósito interpretar as partes comuns e diversificadas da Base Nacional Comum Curricular – BNCC Ensino Médio – focando as Ciências da Natureza e suas Tecnologias, de modo a problematizar discursos que fundamentam a significação da qualidade da educação científica vinculados a demandas que instituem as concepções de currículo, competência e habilidade, assim como às demandas identitárias. Foi possível identificar demandas por um currículo ‘transparente’, seguindo os ideais de objetivismo e padronização da aprendizagem, baseadas em um ideal de sociedade e sujeito advindos de certas características ditas essenciais na sociedade contemporânea. As demandas por competências e habilidades aparecem em busca de um ‘saber fazer’, por uma antecipação das ações do sujeito através da aceitação última de uma capacidade de ação social única para todos.
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