A produção de podcasts como prática facilitadora dos letramentos literário e digital
Palavras-chave:
Multiletramentos, Letramento Digital, Letramento Literário, PodcastsResumo
Klering et al. (2021) traz contribuições sobre a relevância da produção de podcasts no contexto escolar de maneira ampla, ressaltando seu potencial de inserir os estudantes dentro de uma cultura digital colaborativa. Com base nisso, o presente trabalho propõe investigar de maneira específica as potencialidades de uma proposta de produção de podcasts, voltada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, a ser executada nas aulas de Língua Portuguesa, para o desenvolvimento de práticas de letramento literário e digital. A proposta é dividida em cinco passos que exploram o caráter colaborativo da produção de podcasts, a leitura literária de contos para aproximar os estudantes do texto literário e a apresentação da ferramenta Anchor para a gravação e distribuição dos episódios. Pressupõe-se que a sequência de atividades consiga propiciar práticas de letramento literário e digital significativas, como propõe a pedagogia dos multiletramentos, e que seja adaptável a diferentes realidades de ensino.
Downloads
Referências
BARBOSA, Mariana, Audiência de podcasts no Brasil registra aumento de 33% em ano de pandemia. O Globo, São Paulo, 21 de janeiro de 2021. Seção Capital. Disponível em: https://blogs.oglobo.globo.com/capital/post/audiencia-de-podcast-cresce-33-em-ano-de-pandemia.html. Acesso em 11 de out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011. 272p.
COSSON, Rildo. Letramento literário: Teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006. 144p.
COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014. 192p.
FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana. Revista Brasileira de Educação, v. 20, p. 1033-1056, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/fkBmgrpkfLsDtMzvYWjtMCG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 11 de out. 2021.
KLEIMAN, A. Modelos de letramentos e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A (org.). Os significados do letramento: uma perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995, p. 15-61.
KLERING et al. (Org.). Multiletramentos em tempos de ensino remoto: o trabalho com podcasts. In: KERSCH et al. Multiletramentos na pandemia: aprendizagens na, para e além da Escola. São Leopoldo: Casa Leiria, 2021, p. 101-112.
MATIAS, Joseane. Cultura digital e formação de professores: conhecendo o podcast e seu potencial para o ensino. Saberes em Foco. Revista da SMED NH. v. 3. n.1. ago 2020. Disponível em: https://www.novohamburgo.rs.gov.br/smed/revista-saberes-foco/revista-saberes-foco-v3-n1. Acesso em 11 de out. 2021.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2019. 223p.
VERGNA, M. A. Concepções de letramento para o ensino da língua portuguesa em tempos de uso de artefatos digitais. Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte-MG, v. 14, n. 1, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24366/20146. Acesso em 11 de out. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Isadora Garcia Outeiro Araújo, Francis Arthuso Paiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.