A produção de podcasts como prática facilitadora dos letramentos literário e digital
Palavras-chave:
Multiletramentos, Letramento Digital, Letramento Literário, PodcastsResumo
Klering et al. (2021) traz contribuições sobre a relevância da produção de podcasts no contexto escolar de maneira ampla, ressaltando seu potencial de inserir os estudantes dentro de uma cultura digital colaborativa. Com base nisso, o presente trabalho propõe investigar de maneira específica as potencialidades de uma proposta de produção de podcasts, voltada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, a ser executada nas aulas de Língua Portuguesa, para o desenvolvimento de práticas de letramento literário e digital. A proposta é dividida em cinco passos que exploram o caráter colaborativo da produção de podcasts, a leitura literária de contos para aproximar os estudantes do texto literário e a apresentação da ferramenta Anchor para a gravação e distribuição dos episódios. Pressupõe-se que a sequência de atividades consiga propiciar práticas de letramento literário e digital significativas, como propõe a pedagogia dos multiletramentos, e que seja adaptável a diferentes realidades de ensino.
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