Vivências pedagógicas exitosas no maternal III: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16799

Palavras-chave:

Atividades Exitosas, Educação Infantil, Inclusão, Práticas Pedagógicas, Professor de Apoio

Resumo

Este relato de experiência apresenta estratégias pedagógicas inclusivas aplicadas no Maternal III de um Centro Municipal de Educação Infantil em Uberaba/MG, envolvendo crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com base em oito anos de atuação como professoras regentes e período de apoio, foram analisadas atividades sensoriais, lúdicas e adaptadas, promovendo vínculo afetivo, autonomia, socialização e autorregulação. A análise documental de Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) e relatórios quinzenais permitiu reconstruir práticas bem-sucedidas. Os resultados evidenciam que a atuação intencional do professor de apoio, combinada à escuta sensível e à mediação afetiva, favorece aprendizagens significativas e inclusão efetiva. Fundamentado em referências de neurociência e educação inclusiva, o estudo reforça a necessidade de políticas públicas que valorizem e capacitem esses profissionais.

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Biografia do Autor

Janaína Ferreira Rodrigues, CEMEI Professora Eunice de Sousa Pühler

Ensino normal/magistério. Graduada em ciências biológicas. Pós-graduada em educação ambiental e pedagogia. Professora da Educação Básica efetiva na rede municipal.

Florípes Rosa, CEMEI Professora Eunice de Sousa Pühler

Formada em Magistério, Contabilidade, Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Especial. Mestranda em Educação. Professora de Educação Infantil efetiva municipal.

Referências

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Publicado

2025-12-06

Como Citar

Rodrigues, J. F., & Rosa, F. (2025). Vivências pedagógicas exitosas no maternal III: um relato de experiência. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–7. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16799

Edição

Seção

Relato de experiência