Vivências pedagógicas exitosas no maternal III: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16799Palavras-chave:
Atividades Exitosas, Educação Infantil, Inclusão, Práticas Pedagógicas, Professor de ApoioResumo
Este relato de experiência apresenta estratégias pedagógicas inclusivas aplicadas no Maternal III de um Centro Municipal de Educação Infantil em Uberaba/MG, envolvendo crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com base em oito anos de atuação como professoras regentes e período de apoio, foram analisadas atividades sensoriais, lúdicas e adaptadas, promovendo vínculo afetivo, autonomia, socialização e autorregulação. A análise documental de Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) e relatórios quinzenais permitiu reconstruir práticas bem-sucedidas. Os resultados evidenciam que a atuação intencional do professor de apoio, combinada à escuta sensível e à mediação afetiva, favorece aprendizagens significativas e inclusão efetiva. Fundamentado em referências de neurociência e educação inclusiva, o estudo reforça a necessidade de políticas públicas que valorizem e capacitem esses profissionais.
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