Rupturas e adaptações na passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16604

Palavras-chave:

Ensino Médio, Ensino Fundamental, Rotina, Transição

Resumo

Este trabalho analisa as perspectivas de cinco estudantes do 1º ano do Ensino Médio que estão vivenciando o processo de transição e adaptação a novas rotinas escolares. As mudanças impactaram suas relações interpessoais, hábitos de estudos e logística de deslocamento. A pesquisa qualitativa fundamentou-se majoritariamente nas teorias de Piaget (1984) e Vygotsky (1996), utilizando entrevistas para uma coleta aprofundada de dados. Portanto, os resultados revelam que esse momento provocou alterações significativas nas rotinas diárias dos estudantes, exigindo uma reorganização tanto acadêmica quanto pessoal. Para superar as dificuldades desse período, eles recorreram principalmente a estratégias como o desenvolvimento de novas habilidades de gerenciamento do tempo. Conclui-se que,essa estratégia é essencial para auxiliar outros estudantes a se prepararem para essa transição, oferecendo-lhes uma maior compreensão sobre como gerenciar eficazmente às novas demandas que surgirão no Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Maria Adrielly Correia de Castro, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Em 2023 ingressou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e atualmente permanece como bolsista do PIBID, vinculada ao núcleo de Alfabetização.

Ayla Cassiano Vieira Gomes, Universidade Federal do Ceará

Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, com atuação como auxiliar de sala e possuindo experiências em Educação Infantil, especialmente no trabalho com crianças pequenas.

Luyara Duarte de Souza, Universidade Federal do Ceará

Graduanda do curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará, possui experiência voltada a educação inclusiva e busca contribuir no desenvolvimento integral das crianças, com dedicação e sensibilidade pedagógica.

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Publicado

2025-11-06

Como Citar

Castro, M. A. C. de, Gomes, A. C. V., & Souza, L. D. de. (2025). Rupturas e adaptações na passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–22. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16604