Rupturas e adaptações na passagem do Ensino Fundamental para o Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16604Palavras-chave:
Ensino Médio, Ensino Fundamental, Rotina, TransiçãoResumo
Este trabalho analisa as perspectivas de cinco estudantes do 1º ano do Ensino Médio que estão vivenciando o processo de transição e adaptação a novas rotinas escolares. As mudanças impactaram suas relações interpessoais, hábitos de estudos e logística de deslocamento. A pesquisa qualitativa fundamentou-se majoritariamente nas teorias de Piaget (1984) e Vygotsky (1996), utilizando entrevistas para uma coleta aprofundada de dados. Portanto, os resultados revelam que esse momento provocou alterações significativas nas rotinas diárias dos estudantes, exigindo uma reorganização tanto acadêmica quanto pessoal. Para superar as dificuldades desse período, eles recorreram principalmente a estratégias como o desenvolvimento de novas habilidades de gerenciamento do tempo. Conclui-se que,essa estratégia é essencial para auxiliar outros estudantes a se prepararem para essa transição, oferecendo-lhes uma maior compreensão sobre como gerenciar eficazmente às novas demandas que surgirão no Ensino Médio.
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