As marcações do MOBRAL em Guaiúba-CE em 1970

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16602

Palavras-chave:

MOBRAL, Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O estudo tem como proposta analisar numa perspectiva histórica a atuação do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) na década de 1970, e seus reflexos na escolarização da população de Guaiúba, no Ceará. A finalidade é mostrar como esse programa voltado para a alfabetização de adultos se desenvolveu no período de sua vigência. A metodologia do estudo é qualitativa, do tipo descritivo-interpretativa. Os dados se deram através da criação de categorias de análise. Os achados da pesquisa demonstram a efetivação do MOBRAL na região, destacando marcações sobre a formação de professores de forma aligeirada e metodologias pedagógicas mecânicas e utilitaristas.

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Biografia do Autor

Laisa Bibiano Nascimento, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Bacharela em Humanidades (UNILAB), cursando Pedagogia (UNILAB), integrante do grupo de pesquisa e extensão: Observatório Vozes da EJA Brasil - África. Bolsista Voluntária da Pesquisa: Práticas Educativas e Descolonização dos Currículos: Educando as Relações Étnico- Raciais.

 

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Publicado

2025-11-06

Como Citar

Nascimento, L. B. (2025). As marcações do MOBRAL em Guaiúba-CE em 1970. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–23. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16602