História e Educação Ambiental: reflexões sobre desafios contemporâneos ambientais
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16554Palavras-chave:
História, Educação Ambiental, ReflexãoResumo
Esse relato de experiência tem como objetivo refletir sobre a contribuição da articulação da História e da educação ambiental como caminhos para criticidade dos desafios ambientais contemporâneos que perpassam a sociedade atual. A construção desse trabalho se deu através das experiências vividas em diferentes momentos: o primeiro por uma canção elucidada na minha infância É tempo de ser feliz, de Jamily e o segundo vivência acadêmica no VI Colóquio de História Contemporânea da URCA, na mesa “Antropoceno, capitaloceno e urgência climática”. Esse trabalho tem uma abordagem qualitativa e exploratória baseado no conceito de escrevivência da Conceição Evaristo. Os resultados obtidos foram acerca da importância da articulação da História e da Educação Ambiental ênfase pós-crítica para reflexão da realidade e conscientização crítica dos desafios contemporâneos ambientais sobre passado e presente. São necessárias mais produções acadêmicas sobre a temática e que Instituições sejam fomentadoras de ecossistemas de ideias e propiciem diálogos importantes.
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