O processo migratório do Ensino Médio Integral para EJA na EEMTI José Tristão Filho
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16550Palavras-chave:
Ensino Médio Integral, Educação de Jovens e Adultos, Migração escolarResumo
O objetivo deste artigo é analisar o processo de migração dos alunos do Ensino Médio integral para as turmas noturnas da EJA Médio na EMTI José Tristão Filho, localizado no Distrito de Itacima/CE. Uma pesquisa qualitativa foi conduzida com alunos que passaram por essa transição, examinando os elementos socioeconômicos, pessoais e pedagógicos que levaram à mudança. Os resultados indicam que o cansaço, a dificuldade de adaptação, a gravidez na adolescência, a criminalidade e a pressão do ensino em tempo integral são problemas a serem enfrentados. Por outro lado, a EJA se reafirma como espaço de inclusão e reparação social, possibilitando aos jovens ressignificar suas trajetórias educacionais. Conclui-se que a ampliação do tempo escolar, por si só, não assegura uma formação integral, sendo necessário o fortalecimento de práticas pedagógicas inclusivas, estratégias de pertencimento e políticas Inter setoriais que dialoguem com a realidade dos estudantes.
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