Alfabetizar letrando com fábulas: um relato de uma sequência didática
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16543Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Sequências didáticas, Gêneros textuais, FábulaResumo
O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar uma sequência didática realizada em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Caucaia, planejada a partir do gênero textual fábula. A metodologia baseou-se em um estudo bibliográfico, fundamentado em referenciais teóricos sobre alfabetização e letramento e sobre o planejamento de sequências didáticas, e na implementação de atividades sequenciais, acompanhadas pelo professor-pesquisador por meio de observações, registros escritos e fotográficos e reflexões embasadas nos aportes teóricos. Os resultados evidenciaram que a integração de práticas tanto de alfabetização quanto de letramento, planejadas a partir de um gênero textual, contribuiu para o desenvolvimento das crianças, promovendo aprendizagens significativas com a língua escrita. Conclui-se que o planejamento intencional de uma sequência didática, articulando alfabetização e letramento em atividades diversificadas em torno de um gênero, configurou-se como um recurso pedagógico relevante para a formação de leitores e produtores de texto.
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