Educação ambiental e sustentabilidade no contexto da Década do Oceano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16521

Palavras-chave:

Educação ambiental, Turismo sustentável, Década do Oceano, Extensão universitária

Resumo

As mudanças climáticas e as ações humanas, como exploração de petróleo, industrialização e turismo predatório, afetam ecossistemas marinhos e costeiros, exigindo práticas sustentáveis. Nesse contexto, a Década do Oceano (2021–2030) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 4 e 14) orientam iniciativas de preservação ambiental e educação crítica. Este relato apresenta uma experiência extensionista com 70 estudantes do ensino médio de escolas públicas de Fortaleza-CE, cidade litorânea onde o turismo exerce papel importante e fundamental, demandando práticas responsáveis. A intervenção consistiu numa palestra dialogada sobre educação ambiental, turismo sustentável e a Década do Oceano, seguida de questionários pré e pós-atividade. Antes, 36,1% conheciam o conceito de turismo sustentável e 16,7% a Década do Oceano. Após a atividade, 100% compreenderam o conceito, 82,4% relataram maior motivação para cuidar dos oceanos e 70,6% intenção de mudar atitudes. Os resultados confirmam a relevância da educação ambiental para estimular a consciência crítica e práticas sustentáveis.

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Biografia do Autor

Laiza Souza Leite

Graduanda em Química - Bacharelado, com habilitação em industrial. Extensionista dos projetos Mulheres em C&T; CluQui- Clube da Química e Mobilização pela Década das Ciências Oceânicas.

Antônia Andreza Moreira dos Santos Andrade, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestranda do Programa de Ensino e Formação Docente PPGEF Unilab-IFCE. Atua como professora temporária de Biologia na SEDUC, possui especialização em Docência e Práticas de Ensino em Ciências pela Faculdade Descomplica. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará. 

Francisca Tayane de Souza Amorim, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestranda no Programa de Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis PPGSTS- UNILAB, Licenciada em química pela UNILAB, possui especialização em química pela FACUMINAS. Atualmente é professora temporária de Química na SEDUC.

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Publicado

2025-10-30

Como Citar

Leite, L. S., Andrade, A. A. M. dos S., & Amorim, F. T. de S. (2025). Educação ambiental e sustentabilidade no contexto da Década do Oceano. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–13. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16521