Relato de experiência: o quanto da África tenho em mim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16518

Palavras-chave:

Educação Infantil, Ancestralidade Africana, Literatura Infantil, Identidade, Antirracismo

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência realizado em 2023 em uma Escola da rede municipal de educação de Salvador-BA, com uma turma da Educação Infantil em uma classe de creche. A proposta foi inspirada no Projeto Pedagógico Quanto da África tenho em mim, desenvolvido ao longo do ano letivo, com o intuito de promover vivências lúdicas que favorecessem o reconhecimento da ancestralidade africana na formação da identidade brasileira, atendendo à Lei 11.645/08. A intervenção foi organizada em três unidades didáticas: a primeira, voltada às cantigas de roda e o samba junino; a segunda, dedicada à literatura infantil, com destaque para as obras As tranças de minha mãe e Os dengos na moringa de Voinha, da autora baiana Ana Fátima; e a terceira, com brincadeiras tradicionais de Gana e Angola. O trabalho buscou valorizar a cultura africana no cotidiano escolar, fortalecendo práticas pedagógicas antirracistas na Educação Infantil. Conclui-se que a experiência evidenciou o potencial das práticas lúdicas e culturais afro-brasileiras na Educação Infantil, promovendo vínculos afetivos, reconhecimento da ancestralidade e respeito à diversidade. Através da ludicidade, da música e da literatura, a escola mostrou-se um espaço essencial para formar sujeitos conscientes, empáticos e comprometidos com uma sociedade plural e democrática.

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Biografia do Autor

Sandra Regina Santos do Vale, Universidade Estadual da Bahia

Pedagoga formada pela Universidade Estadual da Bahia, professora da Rede Municipal da Educação de Salvador, desde 2014. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Cultura da Universidade Estadual da Bahia.

 

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Publicado

2025-10-28

Como Citar

Vale, S. R. S. do. (2025). Relato de experiência: o quanto da África tenho em mim. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–13. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16518

Edição

Seção

Relato de experiência