Infância e natureza: práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16517

Palavras-chave:

Early Childhood Education, Environmental Education, Childhood and Nature, Pedagogical Practices

Resumo

O estudo apresenta uma análise bibliográfica sobre práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil, com foco na relação entre infância e natureza. A investigação foi realizada a partir de artigos publicados entre 2020 e 2024, identificados na Plataforma CAPES, e analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam que as práticas pedagógicas convergem na valorização do contato direto das crianças com a natureza, seja por meio de hortas, exploração de biomas, vivências sensoriais ou atividades ecopedagógicas. Observou-se que tais experiências contribuem para aprendizagens significativas e para a formação de vínculos afetivos, éticos e políticos com o ambiente natural, reafirmando os objetivos propostos por Tiriba (2010): religar as crianças à natureza, reinventar os caminhos de conhecer e recusar o consumismo e o desperdício. Conclui-se que a Educação Ambiental na Educação Infantil deve ser intencional, contínua e crítica, constituindo-se como dimensão fundamental para a formação integral e sustentável das crianças.

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Biografia do Autor

Maria Nayane Paz Bandeira, Universidade Federal do Ceará

Estudante do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará e bolsista PIBIC pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

2025-10-28

Como Citar

Bandeira, M. N. P. (2025). Infância e natureza: práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–15. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16517