Infância e natureza: práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16517Palavras-chave:
Early Childhood Education, Environmental Education, Childhood and Nature, Pedagogical PracticesResumo
O estudo apresenta uma análise bibliográfica sobre práticas de Educação Ambiental na Educação Infantil, com foco na relação entre infância e natureza. A investigação foi realizada a partir de artigos publicados entre 2020 e 2024, identificados na Plataforma CAPES, e analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam que as práticas pedagógicas convergem na valorização do contato direto das crianças com a natureza, seja por meio de hortas, exploração de biomas, vivências sensoriais ou atividades ecopedagógicas. Observou-se que tais experiências contribuem para aprendizagens significativas e para a formação de vínculos afetivos, éticos e políticos com o ambiente natural, reafirmando os objetivos propostos por Tiriba (2010): religar as crianças à natureza, reinventar os caminhos de conhecer e recusar o consumismo e o desperdício. Conclui-se que a Educação Ambiental na Educação Infantil deve ser intencional, contínua e crítica, constituindo-se como dimensão fundamental para a formação integral e sustentável das crianças.
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