Concepção de Estado, Educação, Escola e Hegemonia em Antonio Gramsci

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16516

Palavras-chave:

Antonio Gramsci, Estado, Educação, Escola, Hegemonia

Resumo

O presente artigo objetiva-se trazer a concepção gramsciana sobre Estado, Educação, Escola e Hegemonia, destacando a centralidade do processo educativo na disputa política e cultural pela sociedade. Esta pesquisa resultou de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico formulando um referencial teórico marxista nos escritos de Gramsci e em autores que abordam a referida temática. Deste modo, entendemos que o Estado, é entendido em sua forma ampliada, não somente como aparato coercitivo. Neste contexto, a escola adquire papel estratégico, pois, ao articular a formação intelectual, moral e política, contribui tanto para o mantimento da ordem vigente, bem como, para a construção de alternativas contra-hegemônicas. Abordamos ainda, o princípio educativo do trabalho como fundamento de uma formação omnilateral, capaz de superar a histórica separação entre concepção e execução, teoria e prática. Assim, por meio deste estudo, podemos compreender as ideias de Antonio Gramsci sobre uma sociedade justa e emancipada tendo a educação como condicionante para um horizonte de emancipação humana.

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Biografia do Autor

João José Tomaz Aquino de Morais, Universidade Regional do Cariri-URCA

Graduando em Pedagogia Universidade Regional do Cariri - URCA. Desenvolve pesquisas nas áreas: Trabalho e Educação, Pedagogia Histórico-Crítica e Políticas Educacionais.

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Publicado

2025-10-28

Como Citar

Morais, J. J. T. A. de. (2025). Concepção de Estado, Educação, Escola e Hegemonia em Antonio Gramsci. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–18. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16516