Concepção de Estado, Educação, Escola e Hegemonia em Antonio Gramsci
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16516Palavras-chave:
Antonio Gramsci, Estado, Educação, Escola, HegemoniaResumo
O presente artigo objetiva-se trazer a concepção gramsciana sobre Estado, Educação, Escola e Hegemonia, destacando a centralidade do processo educativo na disputa política e cultural pela sociedade. Esta pesquisa resultou de um estudo qualitativo de cunho bibliográfico formulando um referencial teórico marxista nos escritos de Gramsci e em autores que abordam a referida temática. Deste modo, entendemos que o Estado, é entendido em sua forma ampliada, não somente como aparato coercitivo. Neste contexto, a escola adquire papel estratégico, pois, ao articular a formação intelectual, moral e política, contribui tanto para o mantimento da ordem vigente, bem como, para a construção de alternativas contra-hegemônicas. Abordamos ainda, o princípio educativo do trabalho como fundamento de uma formação omnilateral, capaz de superar a histórica separação entre concepção e execução, teoria e prática. Assim, por meio deste estudo, podemos compreender as ideias de Antonio Gramsci sobre uma sociedade justa e emancipada tendo a educação como condicionante para um horizonte de emancipação humana.
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