Numerais Kariri: o conhecimento abstrato ancestral como ferramenta de retomada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16501

Palavras-chave:

Povos Originários, Indígenas Kariri, Sistema de Numeração, Quadripartismo histórico, Conhecimento Abstrato

Resumo

O presente trabalho consiste na abordagem dos numerais Kariri, registrado pelo Padre Mamiani em 1699, com intuito de mostrar que tais numerais compõem um sistema de numeração, e assim comprovar que os povos indígenas já dominavam conhecimentos abstratos antes da interferência dos colonizadores, desconstruindo assim a visão eurocêntrica que trata os povos originários como desprovido de conhecimentos científico em datas anteriores a colonização. A realização desse trabalho foi por meio da pesquisa documental pois foi abordado fontes de diversas naturezas. Ao final das abordagens necessárias, conclui-se que, antes mesmo da interferência europeia, os povos indígenas Kariri já possuíam um sistema de numeração, o que mostra que os povos originários, antes mesmo da presença da escrita, já dominava conhecimentos abstratos tão complexos quanto os das antigas civilizações ocidentais, comprovando que os tratar como não civilizados ou atrasados cientificamente é um equívoco alimentado, até os dias atuais, pelo quadripartismo histórico.

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Biografia do Autor

Cícero de Moura Lima, Prefeitura de Fortim

Professor de matemática da rede pública do município de Fortim. Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela FAFIDAM – UECE. Especialista em Matemática, suas tecnologias e o mundo do trabalho pela UFPI. Especialista em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela UFPI.

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Publicado

2025-10-27

Como Citar

Lima, C. de M. (2025). Numerais Kariri: o conhecimento abstrato ancestral como ferramenta de retomada. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–19. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16501

Edição

Seção

Relato de experiência