Práxis da extensão universitária: contribuição com a gestão democrática da Rede Municipal de Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16008

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Gestão Democrática, Formação Continuada

Resumo

Este trabalho analisou as contribuições da ação extensionista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual para o processo da gestão democrática da Rede Municipal de Ensino de Mossoró-RN, considerando o marco temporal de 2019 a 2022. A pesquisa foi de natureza aplicada e intencionou construir conhecimentos por meio da aplicação de questionários on-line com perguntas abertas e fechadas. Este estudo descritivo apresentou fatos e aspectos que foram revelados durante todo o processo para solução do problema e das problemáticas específicas, no intuito de envolver a verdade e a fidedignidade dos fatos e dos interesses deste estudo, com resultados quali-quantitativos na obtenção dos dados. Os resultados evidenciaram o êxito na efetivação de um projeto de extensão com curso formativo para obter participação, conhecimento, autonomia e poder para os conselheiros escolares desenvolverem sua prática democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Rilzonete de Castro Batista, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Mestra em Educação - UERN. Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais - FICS, com apostilamento reconhecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO.

Engride Katiuscia Ferreira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande Do Norte

Graduação em pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande Do Norte- UERN. Especialização pela Faculdade vale do Jaguaribe - FVJ. Especialização pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em pedagogia.

Referências

BRASIL. Constituição Federal 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 15 out. 2024

BRASIL. Decreto n. 19.851, de 11 de abril de 1931. Dispõe sobre o Ensino Superior no Brasil obedecerá, de preferência, observados os dispositivos do seguinte Estatuto das Universidades Brasileiras. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19851-11-abril-1931- 505837-publicacaooriginal-1-pe.html Acesso em: 10 out. 2024.

BATISTA, A. R. C. Conselho escolar e empoderamento: articulação entre extensão universitária e Sistema Municipal de Ensino de Mossoró-RN. 173 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró -RN.

BATISTA, A. R. C. O programa de pós-graduação em educação stricto sensu e sua ação extensionista para o fortalecimento da gestão democrática no período de 2019 a 2022 na Rede Municipal de Ensino de Mossoró-RN. 2024. 219 f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS) - Assunção-Paraguai.

ESQUINSANI, R. S. Afinal, o que é gestão democrática. In: SANTOS, A. P. et al. (Org.). Práticas de gestão escolar e seus indicadores democráticos: discussões, experiências e ações da gestão. Curitiba: Appris, 2021.

FREITAS, T. M. de A. Racionalidade Comunicativa e o Conselho Escolar: um diálogo possível. 2020. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) –Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2020.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LUIZ, M. C. Escola constituída com participação: conselho escolar. São Carlos: SEaD-UFSCar, 2021. E-book Documento eletrônico, 102 p.

MASETTO, M. Inovação na Educação Superior. Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 8, n. 14, p. 197-202, set. 2003- fev.2004. Disponível em: https://interface.org.br/wp-content/uploads/2015/01/v-8-n- 14-fev-2004.pdf. Acesso em: 13 out. 2024.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. Colaboradores José Augusto de Souza Peres et al. 3. ed. 8. reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

SANTOS, A. A curricularização da extensão universitária a partir do Plano Nacional de Educação do Brasil: dificuldades e possibilidades. 2020. 245 f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação Especialidade de Desenvolvimento Curricular) - Universidade do Minho Instituto de Educação, Minho, 2020.

SAVIANE, D. A Expansão do ensino superior no Brasil: mudanças e continuidades. Revista Poíesis Pedagógica, v. 8, n. 2, p. 4-17, ago./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/14035. Acesso em: 10 mar. 2023.

SCHWARTZMAN, S. Pesquisa e Pós-Graduação no Brasil: duas faces da mesma moeda? Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 36, n. 104, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/i/2022.v36n104/ Acesso em: 26 mar. 2023.

THIOLLENT, M.; IMPERATORE S.; SANTOS, S. R. M. Extensão Universitária: concepções e reflexões metodológicas. Curitiba: CRV, 2022.

VOLOSKI, L. G.; TOCHETTO, G.; DEUS, A. F. E. Considerações sobre os pressupostos da gestão democrática e a formação continuada de professores da AMSOP. In: SANTOS, A. P. et al. Práticas de gestão escolar e seus indicadores democráticos: discussões, experiências e ações da gestão. Curitiba: Appris, 2021.

WOCIECHOSKI, D. P. Estratégia política de inserção curricular da extensão nos cursos da graduação: a construção nacional do texto e a implantação na UFRJ. 2021. 207 f. Tese (Doutorado em Estado, Sociedade e Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2021.

Publicado

2025-08-23

Como Citar

Batista, A. R. de C., & Silva, E. K. F. da. (2025). Práxis da extensão universitária: contribuição com a gestão democrática da Rede Municipal de Ensino. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–19. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.16008