Narrativas autobiográficas de estudantes da Educação de Jovens e Adultos sobre suas experiências com o adoecimento
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.15657Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Narrativas autobiográficas, Adoecimento, Escrita de si, Formação integralResumo
O presente artigo relata a experiência do projeto Círculo de Leitura e Escrita, desenvolvido com estudantes do 2º segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola municipal de Manaus, no segundo semestre de 2024. O objetivo foi estimular a produção de textos autobiográficos que abordassem experiências com a doença, buscando promover reflexões sobre as implicações pessoais, familiares e sociais do adoecimento. A metodologia consistiu na realização de três rodas de conversa temáticas, nas quais foram utilizados recursos como apresentações de slides e textos para contextualizar os temas discutidos. Ao final de cada encontro, os estudantes compartilharam suas histórias e produziram narrativas escritas. A análise dos textos revelou categorias como: a doença ressignificando a vida; a convivência com a doença sem impacto significativo; a doença como obstáculo aos estudos; a doença como memória viva; e o surgimento da doença como alerta para mudanças nos hábitos de vida. O projeto evidenciou a importância da EJA como espaço de acolhimento e equidade, além de reafirmar o potencial transformador da escrita autobiográfica na construção de uma leitura crítica da realidade.
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Referências
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