Narrativas autobiográficas de estudantes da Educação de Jovens e Adultos sobre suas experiências com o adoecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.15657

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Narrativas autobiográficas, Adoecimento, Escrita de si, Formação integral

Resumo

O presente artigo relata a experiência do projeto Círculo de Leitura e Escrita, desenvolvido com estudantes do 2º segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola municipal de Manaus, no segundo semestre de 2024. O objetivo foi estimular a produção de textos autobiográficos que abordassem experiências com a doença, buscando promover reflexões sobre as implicações pessoais, familiares e sociais do adoecimento. A metodologia consistiu na realização de três rodas de conversa temáticas, nas quais foram utilizados recursos como apresentações de slides e textos para contextualizar os temas discutidos. Ao final de cada encontro, os estudantes compartilharam suas histórias e produziram narrativas escritas. A análise dos textos revelou categorias como: a doença ressignificando a vida; a convivência com a doença sem impacto significativo; a doença como obstáculo aos estudos; a doença como memória viva; e o surgimento da doença como alerta para mudanças nos hábitos de vida. O projeto evidenciou a importância da EJA como espaço de acolhimento e equidade, além de reafirmar o potencial transformador da escrita autobiográfica na construção de uma leitura crítica da realidade.

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Biografia do Autor

Salatiel da Rocha Gomes, Universidade Federal do Amazonas

Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Realizo Estágio Pós doutoral em Educação (UPF); Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (PPGSCA/ICHL).

Jackeline Sarmento Gomes, Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - UEA (2018). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2010). Atualmente, exerce o cargo efetivo de Pedagoga e Professora na rede municipal de Ensino de Manaus.

Referências

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Publicado

2025-09-01

Como Citar

Gomes, S. da R., & Gomes, J. S. (2025). Narrativas autobiográficas de estudantes da Educação de Jovens e Adultos sobre suas experiências com o adoecimento. Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–12. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.15657