Do ensino à identidade: desafios e perspectivas da formação docente no Brasil
De la educación a la identidad: desafíos y perspectivas de la formación docente en Brasil
DOI:
https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14936Palavras-chave:
Formação de professores, Identidade docente, Transformação social, Valorização DocenteResumo
A formação de professores no Brasil, inicialmente influenciada pelos modelos europeus, passou a ser adaptada às realidades políticas e sociais do país. A partir de 1930 e com a constituição de 1988, o Brasil iniciou um processo de valorização da educação superior voltada para a formação docente. A identidade do professor é construída a partir dos saberes disciplinares, curriculares e experienciais adquiridos ao longo da formação, destacando seu papel como agente de transformação social. Apesar dos avanços, ainda existem desafios, como a falta de valorização e as condições de trabalho, que exigem uma constante adaptação às novas demandas educacionais. O que reforça a importância da formação contínua e do papel essencial dos professores na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
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