Análise do conhecimento de acadêmicos em Farmácia acerca do tema Avaliação de Tecnologias em Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14847

Palavras-chave:

Tecnologia em saúde, Avaliação de tecnologias em saúde, Formação dos estudantes de graduação

Resumo

A Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) tornou-se um instrumento vital para auxiliar os gestores na tomada de decisão sobre incorporação, exclusão e/ou alteração de tecnologias em saúde, fornecendo todos os subsídios técnicos acerca da tecnologia demandada. O trabalho em questão tem como objetivo avaliar os conhecimentos dos estudantes de farmácia de uma instituição de ensino superior acerca da ATS. Utilizou-se um questionário para levantamento dos conhecimentos prévios do aluno e da abordagem da temática na universidade. Os resultados obtidos revelaram que os graduandos participantes, em sua maioria, consideraram seu conhecimento razoável, e pontuaram que a temática na instituição era lecionada de forma rara ou ocasionalmente. Destaca-se a importância do aprimoramento do conhecimento em ATS no curso de Farmácia, sendo necessário preparar futuros profissionais farmacêuticos na análise e síntese de aspectos clínicos, organizacionais e econômicos, a fim de maximizar os benefícios em saúde a população assistida.

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Biografia do Autor

Lanielle Késia Peixoto Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Farmacêutica graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NEATS/UFC). Farmacêutica pela Universidade Federal do Ceará e foi bolsista de extensão do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde- NEATS/UFC.

Luciana Macatrão Nogueira Nunes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde- NEATS/UFC. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem – FFOE/UFC. Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará, UFC, mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas também pela UFC. Atualmente é professora Adjunta do curso de Farmácia da UFC e coordenadora do Núcleo de Estudo em Avaliação de Tecnologias em Saúde- NEATS/UFC.

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Publicado

2025-05-30

Como Citar

Lima, L. K. P., & Nunes, L. M. N. (2025). Análise do conhecimento de acadêmicos em Farmácia acerca do tema Avaliação de Tecnologias em Saúde . Ensino Em Perspectivas, 6(1), 1–25. https://doi.org/10.52521/enpe.v6i1.14847